1 - TJRJ
DIREITO CIVIL. DIREITO DE FAMÍLIA. AÇÃO DE REVISÃO DE ALIMENTOS. SENTENÇA DE IMPROCEDÊNCIA. RECURSO DO AUTOR. DESPROVIMENTO.
I. CASO EM EXAME
1. Pretende o apelante a redução dos alimentos para excluir o dever de pagamento da mensalidade e do transporte escolares.
II. QUESTÃO EM DISCUSSÃO
2. As questões em discussão consistem em: (i) saber se o recurso violou o princípio da dialeticidade; e, caso negativo, (ii) saber se o valor da pensão alimentícia fixado em ação anterior continua atendendo ao trinômio necessidade-capacidade-proporcionalidade.
III. RAZÕES DE DECIDIR
3. O apelante manifestou seu inconformismo em relação aos fundamentos adotados na sentença de forma clara e específica, apresentando em suas razões os motivos pelos quais deve o julgado ser reformado, em estrita observância do princípio da dialeticidade dos recursos, pelo que deve ser rejeitada a preliminar arguida.
4. Os alimentos são devidos com base no princípio da paternidade responsável e em decorrência do dever de sustento proveniente do poder familiar, devendo ser fixados na proporção das necessidades daquele que os necessita e nos recursos de que dispõe aquele que os irá prestar.
5. Apelante que não demonstrou a impossibilidade de pagamento das obrigações fixadas no acordo anteriormente homologado por sentença.
IV. DISPOSITIVO E TESE
6. Recurso conhecido e desprovido.
_________
Dispositivos relevantes citados: art. 1.694, § 1º, do Código Civil e CPC, art. 435, caput.(Íntegra e dados do acórdão disponível para assinantes LEGJUR)
Cadastre-se e adquira seu pacote