1 - STJAgravo regimental. Habeas corpus. Não conhecimento. Concessão da ordem de ofício. Julgamento do mandamus sem a prévia manifestação do ministério público federal. Possibilidade. Matéria consolidada na jurisprudência. Ausência de demonstração de prejuízo. Nulidade inexistente.
«O simples fato de o presente habeas corpus haver sido julgado sem a prévia manifestação do Ministério Público Federal não enseja a nulidade da decisão agravada, uma vez que se trata de matéria consolidada na jurisprudência deste Superior Tribunal de Justiça, não tendo sido apontados quaisquer prejuízos decorrentes da apreciação monocrática do processo. Precedentes.»
2 - STJHabeas corpus. Impetração em substituição ao recurso cabível. Utilização indevida do remédio constitucional. Violação ao sistema recursal. Acusado primário e com bons antecedentes. Circunstâncias judiciais favoráveis. Ausência de fundamentos concretos para a imposição do modo mais gravoso de execução. Possibilidade de fixação de regime mais brando para o cumprimento inicial da pena privativa de liberdade. Substituição da reprimenda reclusiva por restritivas de direitos. Flagrante ilegalidade. Concessão da ordem de ofício.
«1 - Não obstante a via eleita seja inadequada para a insurgência contra o ato apontado como coator, pois o ordenamento jurídico prevê recurso específico para tal fim, nos termos do artigo 105, inciso III, da Constituição Federal, constata-se a existência de flagrante ilegalidade passível de ser sanada de ofício, consoante o disposto no CPP, art. 654, § 2º, do Código de Processo Penal.
... ()