1 - TJSPCONSUMIDOR. PRESTAÇÃO DE SERVIÇOS.
ENERGIA ELÉTRICA.
ALEGAÇÃO DE DANOS ELÉTRICOS POR OSCILAÇÃO.
Sentença que julga parcialmente procedentes os pedidos do autor, condenada a requerida ao pagamento de indenização por danos materiais no valor de R$ 15.076,26.
... ()
2 - TJSPReintegração de posse - Bem imóvel - Demandante que teria cedido a parte superior de sua residência, a título de comodato - Parte contrária que junta aos autos contrato de compra e venda da laje, com reconhecimento de firma por semelhança - Falsidade das assinaturas constatada através de perícia grafotécnica - Cerceamento de defesa - Não reconhecimento - Princípio da persuasão racional - art. 370, parágrafo único, do CPC - Provas produzidas suficientes para o deslinde da causa - Desnecessidade de expedição de ofício ao Tabelião responsável pelo reconhecimento de firma - Presunção relativa de veracidade elidida no caso concreto - Inépcia da inicial por suposta ausência de comprovação da propriedade/posse anterior do demandante - Matéria que se confunde com o mérito - Impugnação ao laudo pericial - Não acolhimento - Argumentação genérica - Mero inconformismo que não é suficiente para o afastamento, invalidação ou refazimento da prova (CPC, art. 480) - Perícia realizada em observância aos princípios do contraditório e da ampla defesa - arts. 465 e 477, ambos do CPC - Conclusão de falsidade das assinaturas que prevalece diante de todo conjunto probatório - Demandadas que, mesmo que superada a impossibilidade de alegação de propriedade (art. 1.210, §2º, do Código Civil), não demonstram a aquisição da laje - Configuração de comodato verbal - art. 579 e seguintes do Código Civil - Comodatárias devidamente notificadas - Recusa injustificada de restituição do bem - Esbulho caracterizado - Presença dos requisitos legais previstos no CPC, art. 561 - Procedência do pedido reintegratório, ressalvada a possibilidade de as rés pleitearem indenização, através da via própria, caso comprovada eventual edificação e/ou benfeitorias realizadas no imóvel - Sentença mantida (art. 252 do RITJ/SP c/c art. 23 do Assento Regimental 562/2017), com majoração dos honorários advocatícios recursais - art. 85, §11, do CPC.
Recurso não provido
Sentença que julgou procedentes em parte os pedidos formulados na ação de cobrança promovida pelo locador em face do locatário e julgou improcedentes os pedidos aduzidos em ação conexa ajuizada pelo locatário em detrimento do locador. 2- Preparo recursal recolhido de forma insuficiente pelo locador, autor da ação de cobrança principal e ora apelante. 3- Concessão de prazo para complementação do preparo recursal não atendido. Pedido de reconsideração sob a justificativa de que o apelo impugna apenas a parte da sentença recorrida que afastou a aplicação de multa contratual locatícia. Descabimento. 4- Locador, ora apelante, que busca ampliar a seu favor a condenação sofrida pelo locatário e obter a total procedência da ação judicial por ele proposta. Base de cálculo do preparo recursal que deve ser o valor atualizado da causa em observância à regra do art. 4º, II da Lei 11.608/2003. Deserção fatalmente caracterizada pela falta de pressuposto extrínseco de admissibilidade recursal. Aplicação das regras do art. 1.007, § 2º do CPC. 5- Ação de cobrança conexa julgada improcedente. Danos verificados no imóvel locado que devem ser reparados pelo locatário, não havendo falar em compensação por benfeitorias realizadas. 6- Laudo pericial que foi produzido para aferição dos danos no imóvel locado e que foi aceito pelo Juízo a quo. Suposta divergência de valores apresentados pelo expert que não é apta a infirmar a fundamentação lógica e deveras esclarecedora exposta na sentença recorrida. 7- Retenção da garantia da locação pelo locador que é devida em razão do montante do prejuízo verificado no imóvel locado. 8- Majoração da verba sucumbencial honorária devida pelos apelantes sucumbentes, nos termos do art. 85, § 11º do CPC e do Tema 1059 do STJ. 9- Sentença mantida per relationen, nos termos do art. 252 do RITJSP. Recurso de apelação de Alexandre Frateschi não conhecido. Recurso de apelação de Sérgio Tadeu Rodrigues Lopes não provido... ()
com Pedido Liminar. Alegação que a falta de assinatura do termo de desistência do Termo de Permissão de Uso acarretaria afronta aos ditames da Portaria 141/14 e, consequentemente, aos princípios da Legalidade e Isonomia. Descabimento. Através da documentação carreada aos autos, foi possível observar o abandono por parte do permissionário. Além disso, embora seja notável e fundamental a vigência do princípio da legalidade, é importante relembrar que nenhum princípio é absoluto. Assim, deve se moldar a cada contexto fático, levando em conta a razoabilidade e proporcionalidade. Recurso Desprovido.... ()
5 - TJSPDECLARATÓRIA. INDEFERIMENTO DA PETIÇÃO INICIAL. EXTINÇÃO DO PROCESSO.
Inadmissibilidade. Determinação de emenda da inicial que pecou pelo excessivo formalismo. Esclarecimentos e documentos que poderão ser objeto de produção durante a instrução processual. Documentos copiados aos autos com a pretensão inicial que se mostravam suficientes para início da marcha processual. O indeferimento da petição inicial deve ser reservado para hipóteses excepcionais, pois deve ser prestigiada a extinção do processo pelo exame do seu mérito, em atenção aos seus fins instrumentais e à moderna concepção do processo como meio destinado à boa realização da justiça. Sentença afastada para que o processo tenha regular prosseguimento. Apelação provida... ()
6 - TJSPDIREITO PRIVADO. APELAÇÃO. NULIDADE DE CONTRATO DE CARTÃO DE CRÉDITO CONSIGNADO. IMPROCEDÊNCIA DOS PEDIDOS.
I. Caso em Exame: Ação declaratória de nulidade de contrato de cartão de crédito consignado e inexistência de débito, cumulada com pedido de restituição de valores e indenização por danos morais, contra instituição financeira.
... ()