1 - STJProcessual civil. Embargos de declaração recebidos como agravo regimental. Princípio da fungibilidade. Agravo em recurso especial. Ausência de comprovação do recolhimento das custas no ato de interposição do recurso. Beneficiário da justiça gratuita. Ausência de pedido na petição de recurso. Deserção. Incidência do CPC/1973, art. 511.
«1. Em face do nítido caráter infringente e em observância aos princípios da fungibilidade, da economia processual e da instrumentalidade das formas, recebem-se os embargos de declaração como agravo regimental.
... ()
2 - STJSeguridade social. Previdenciário e processual civil. Embargos de declaração. Recurso especial. Deserção. Necessidade de renovação do pedido de assistência judiciária nas razões do recurso especial. Lei 8.213/1991, art. 128. Isenção do pagamento de custas. Inexistência do benefício, no momento da interposição do recurso especial. Vigência do Lei 8.213/1991, art. 128, com a redação dada pela Lei 10.099/2000. Embargos de declaração acolhidos, para sanar omissão, sem efeitos infringentes.
«I. Na forma da jurisprudência da Corte Especial do STJ, «O preparo deve ser feito no momento da interposição do recurso, sob pena de deserção, sendo certo, outrossim, que na hipótese de o recorrente ser beneficiário da justiça gratuita, deve haver a renovação do pedido quando do manejo do recurso, uma vez que o deferimento anterior da benesse não alcança automaticamente as interposições posteriores. Precedente desta Corte» (STJ, AgRg nos EAREsp Acórdão/STJ, Rel. Ministra MARIA THEREZA DE ASSIS MOURA, CORTE ESPECIAL, DJe de 23/10/2013).
... ()
3 - STJProcessual civil. Embargos de divergência em agravo em recurso especial. Assistência judiciária concedida na origem. Desnecessidade de renovação do pedido na instância recursal. Uma vez concedida, a assistência judiciária gratuita prevalecerá em todas as instâncias e para todos os atos do processo. Entendimento consolidado pela Corte Especial. Embargos de divergência acolhidos para afastar a deserção, determinando-se o retorno dos autos ao relator originário para prosseguir no julgamento do feito.
«1 - Prevalece o entendimento firmado pela Corte Especial de que o benefício da assistência judiciária gratuita, uma vez concedido, perdura para todos os atos do processo e em todos os graus de jurisdição, sendo desnecessário, para o processamento do Recurso Especial, que o beneficiário renove o pedido ou faça remissão, na petição recursal, acerca do anterior deferimento da benesse.
... ()
4 - STJProcessual civil. Agravo interno no agravo em recurso especial. Razões que não impugnam, especificamente, todos os fundamentos da decisão recorrida. Súmula 182/STJ e CPC/2015, art. 1.021, § 1º. Agravo interno não conhecido.
I - Agravo interno aviado contra decisão monocrática publicada em 08/11/2018, que julgara recurso interposto contra decisum publicado na vigência do CPC/73.
... ()