Modelo de Réplica em Ação de Herança Jacente com Refutação de Alegação de Usucapião
Publicado em: 07/10/2024 Civel SucessãoEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE ___
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
Requerente: [INSERIR NOME DO REQUERENTE]
Requerido: [INSERIR NOME DO REQUERIDO]
RÉPLICA
Nos autos da ação de herança jacente, proposta por [NOME DO REQUERENTE], já qualificado nos autos, em face de [NOME DO REQUERIDO], também devidamente qualificado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, apresentar a presente RÉPLICA, nos termos do artigo 350 do CPC/2015, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
PREÂMBULO
A presente réplica tem como objetivo refutar os argumentos apresentados na contestação do Requerido, especialmente no que tange à alegação de usucapião, bem como reafirmar os direitos do Requerente sobre o imóvel objeto da lide, com base na herança jacente e no princípio da saisine.
DOS FATOS
O Requerente ajuizou a presente ação de herança jacente em razão da ausência de herdeiros conhecidos para o imóvel descrito na inicial. O imóvel, localizado em [DESCREVER LOCALIZAÇÃO], encontra-se em posse do Requerido, que alega ter adquirido a propriedade por meio de usucapião.
O Requerido, em sua contestação, argumenta que exerce posse mansa, pacífica e ininterrupta sobre o bem há mais de 15 (quinze) anos, preenchendo, assim, os requisitos do usucapião extraordinário, nos termos do CCB/2002, art. 1.238.
Entretanto, o Requerente contesta veementemente tal alegação, uma vez que a posse exercida pelo Requerido é precária e não preenche os requisitos legais para a configuração da usucapião.
DO DIREITO
1. DO PRINCÍPIO DA SAISINE
Nos termos do CCB/2002, art. 1.784, com o falecimento do proprietário, a herança transmite-se automaticamente aos herdeiros legítimos ou testamentários. Na ausência destes, como no caso em tela, os bens passam a compor a herança jacente, que deve ser administrada até que se encontrem herdeiros ou, na falta destes, revertida ao patrimônio público.
O princípio da saisine garante a transmissão automática da posse indireta dos bens do falecido, impedindo que terceiros adquiram a posse direta de forma irregular. Assim, o Requerido não pode alegar usucapião sobre o imóvel, pois sua posse é precária e contrária ao direito do Requerente.
2. DA IMPOSSIBILIDADE DE USUCAPIÃO SOBRE BEM DE HERANÇA JACENTE
O CCB/2002, art. 1.238, estabelece os requisitos para a configuração do usucapião extraordin"'>...