Fórum Jurídico - Conectando profissionais do direito
Categorias
Código de TrânsitoDireito AdministrativoDireito AgrárioDireito AmbientalDireito CivilDireito ComercialDireito ConstitucionalDireito das CoisasDireito das SucessõesDireito de FamiliaDireito do ConsumidorDireito do TrabalhoDireito ImobiliárioDireito InternacionalDireito PenalDireito PrevidenciárioDireito TributárioDúvidas, Criticas e SugestõesEditora NoeseExame da OrdemFilosofia do DireitoInformática JuridicaObrigações e contratosPolítica e EconomiaProcesso CivilResponsabilidade Civil
Direito do Consumidor
Prazos do Código do Consumidor
Estêvão zizzi
advogado
Escreveu em 14/03/2011 11:03
Não sendo o vício sanado no prazo máximo de trinta dias, pode o consumidor exigir, alternativamente e à sua escolha: I - a substituição do produto por outro da mesma espécie, em perfeitas condições de uso; II - a restituição imediata da quantia paga, monetariamente atualizada, sem prejuízo de eventuais perdas e danos; III - o abatimento proporcional do preço. 7 â 180 dias - Poderão as partes convencionar a redução ou ampliação do prazo. O direito de reclamar pelos vícios aparentes ou de fácil constatação caduca em: trinta dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos não duráveis; noventa dias, tratando-se de fornecimento de serviço e de produtos duráveis. Inicia-se a contagem do prazo decadencial a partir da entrega efetiva do produto ou do término da execução dos serviços. Tratando-se de vício oculto, o prazo decadencial inicia-se no momento em que ficar evidenciado o defeito. Prescreve em cinco anos a pretensão à reparação pelos danos causados por fato do produto ou do serviço iniciando-se a contagem do prazo a partir do conhecimento do dano e de sua autoria. Salvo estipulação em contrário, o valor orçado terá validade pelo prazo de dez dias, contado de seu recebimento pelo consumidor. O consumidor, sempre que encontrar inexatidão nos seus dados e cadastros, poderá exigir sua imediata correção, devendo o arquivista, no prazo de cinco dias úteis, comunicar a alteração aos eventuais destinatários das informações incorretas. O consumidor pode desistir do contrato, no prazo de 7 dias a contar de sua assinatura ou do ato de recebimento do produto ou serviço, sempre que a contratação de fornecimento de produtos e serviços ocorrer fora do estabelecimento comercial, especialmente por telefone ou a domicílio. E nunca se esqueça: âQuando um consumidor deixa de reclamar quem perde é a coletividade!â www.linhadiretadoconsumidor.com[URL] [/URL][URL] [/URL]