Direito do Trabalho

servidor público estuário e função de confiança. - 2 Comentários

Rita De Freitas Amorim Oliveura
Advogado/Consultor Jurídico

Escreveu em 03/01/2017 05:01

Boa tarde, 

Alguem pode me ajudar, uma pessoa que trabalha em uma prefeitura, é estatutário e recebe uma gratificação em uma função de confiança há 10 anos. Com a posse do novo prefeito lhe foiu retirado essa gratificação da função, essa gratificação nao se incorpora ao salário? nao se aplica a súmula 372 do TST? tendo em vista a estabilidade financeira? desde já agradeço. 

 

 


Guilherme
Estudante de Direito

Escreveu em 21/02/2017 05:02

Mas você prestou concurso público e é estatutário? Se for, salvo melhor juízo, não há que se falar em aplicação da CLT. Você é regido por um regime jurídico próprio e não há direito adquirido a esse regime.


JOÃO LUCIO MOUSINHO DA MODA
Bacharel em Direito

Escreveu em 28/07/2017 12:07

O Servidor Público, de qualquer das três esferas do governo, que ocupa função de confiança é passível de ser demitido sumariamente pela autoridade competente, sem justa causa, nem direito a indenização por qualquer prejuízo advindo da demissão, e por simples vontade de quem o pode demitir, desde que a isso não se oponha disposião legal. Tecnicamente, diz-se demissível "ad nutum" em latim. Isto é, ao bel prazer da autoridade, para colocar na função alguém de sua "confiança" política.


Já sou cadastrado
Sou um novo usuário

Veja as vantagens de ser cliente LEGJUR.

  • Conteúdo selecionado
  • Legislação, Jurisprudência e Súmulas integradas
  • Exclusivo e atualizado regularmente
  • Contém o essencial para qualquer profissional do direito
  • Acesso Total ás íntegras da Jurisprudência

Cadastre-se e assine já