?>

Aplicação do Código de Defesa do Consumidor em Contratos Agroindustriais

Publicado em: 26/06/2024 Consumidor
Este trecho analisa a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor em contratos de compra e venda de produtos agrícolas entre produtores rurais e empresas agroindustriais, esclarecendo a exclusão desses contratos das normas do CDC.

"Penso que o acórdão merece reparo. De efeito, não se cuida, evidentemente, de relação de consumo, mas de compra e venda de produto agrícola entre produtor rural e empresa agroindustrial, portanto não sujeita às regras do CDC. Ademais, se houve consumo, a consumidora, aí, seria a recorrente Ceval, adquirente da mercadoria, não a ré-recorrida. Ainda que assim não fosse, sequer vigorava à época do contrato a Lei n. 8.078/90, e a jurisprudência pacífica do STJ é no sentido do descabimento do aludido Código aos pactos já existentes antes da sua vigência" (e-STJ fl. 935).

 

Fonte Legislativa:

  • Legislação: Lei 8.078/90 (Código de Defesa do Consumidor)

Outras doutrinas semelhantes


Direitos do Consumidor e Planos de Saúde

Direitos do Consumidor e Planos de Saúde

Publicado em: 27/11/2024 Consumidor

Estudo sobre as cláusulas abusivas em contratos de planos de saúde e a aplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor nas relações entre operadoras e beneficiários.

Acessar

Direito do Consumidor à Restituição Imediata da Quantia Paga

Direito do Consumidor à Restituição Imediata da Quantia Paga

Publicado em: 15/07/2024 Consumidor

Discussão sobre o direito do consumidor de exigir a restituição imediata da quantia paga quando o vício do produto não é reparado dentro do prazo de 30 dias, conforme o art. 18, § 1º, do CDC.

Acessar

Competência Territorial em Contratos de Prestação de Serviços Advocatícios

Competência Territorial em Contratos de Prestação de Serviços Advocatícios

Publicado em: 19/08/2024 Consumidor

Esta doutrina discute a competência territorial em ações envolvendo contratos de prestação de serviços advocatícios, destacando a aplicação do artigo 53, IV, "d" do CPC/2015 e a inaplicabilidade do Código de Defesa do Consumidor para este tipo de relação contratual. O texto esclarece que o foro competente é o local onde a obrigação deve ser cumprida, em vez do domicílio do réu, especialmente quando há uma relação contratual regida por normas específicas, como o Estatuto da Advocacia.

Acessar