Inexistência de Prejuízo e Nulidade Relativa
Publicado em: 24/07/2024 Processo PenalAdemais, como reconhecida pelas instâncias a quo, a par da ampla ação defensiva durante todo o feito, não se identificou um único prejuízo materialmente efetivado. Como consta do acórdão "a defesa não apontou, concretamente, nada que pretendia e foi impossibilitada de fazer, pela ausência da referida peça" (fl. 28).
Legislação Citada:
- CPP/1941, art. 563
Outras doutrinas semelhantes
Comprovação de Prejuízo para Declaração de Nulidade
Publicado em: 17/07/2024 Processo PenalEsta doutrina trata da necessidade de comprovação de prejuízo para a declaração de nulidade dos atos processuais. Baseada na jurisprudência do STJ, a doutrina destaca que a nulidade só será decretada se houver prova de prejuízo para a defesa, conforme o princípio pas de nullité sans grief.
AcessarReconhecimento de Nulidades no Processo Penal
Publicado em: 23/07/2024 Processo PenalEsta doutrina aborda o reconhecimento de nulidades no processo penal, enfatizando a necessidade de demonstração efetiva de prejuízo à parte para que a nulidade seja reconhecida. O texto destaca o princípio da instrumentalidade das formas, estabelecido pelo art. 563 do CPP, que exige a demonstração de prejuízo concreto para validar a nulidade processual.
AcessarPrejuízo à Defesa e Nulidade Processual
Publicado em: 13/09/2024 Processo PenalDiscorre a doutrina sobre o princípio de "pas de nullité sans grief" no processo administrativo disciplinar, exigindo a comprovação de prejuízo para anulação.
Acessar