Prova Ilícita e Atuação das Guardas Municipais na Busca Pessoal
Publicado em: 30/07/2024 Direito Penal"O acórdão embargado não foi omisso, porquanto explicitou, de maneira clara e concretamente fundamentada, os motivos pelos quais seriam ilícitas as provas obtidas em desfavor do réu por meio da atuação por parte da guarda municipal, bem como de todas as que delas decorreram. Isso porque a atuação da guarda municipal não estava relacionada diretamente à necessidade de tutelar bens, serviços e instalações municipais, tampouco seus respectivos usuários, assim como não se tratava de estado flagrancial visível."
Legislação:
- CF/88, art. 144, § 8º
- CPP/1941, art. 301, art. 244
Outras doutrinas semelhantes
Atuação das Guardas Municipais e Prova Ilícita
Publicado em: 30/07/2024 Direito PenalAnálise da atuação das guardas municipais na realização de busca pessoal e a ilicitude das provas obtidas fora de situação flagrancial.
AcessarIlegalidade das Provas Obtidas por Guardas Civis Municipais
Publicado em: 25/07/2024 Direito PenalEsta doutrina aborda a ilegalidade das provas obtidas por guardas civis municipais em situações de flagrante sem a devida competência para tal, destacando a necessidade de justa causa para buscas pessoais.
AcessarAtribuições das Guardas Municipais e a Legalidade na Realização de Busca Pessoal
Publicado em: 25/07/2024 Direito PenalEsta doutrina discute as atribuições das guardas municipais, destacando a limitação de suas atividades em relação à atuação policial. Examina a legalidade da realização de busca pessoal por guardas municipais, enfatizando as condições sob as quais essas ações são permitidas.
Acessar