Modelo de Ação de Cobrança por Cheques Prescritos com Fundamentação na Lei do Cheque e Jurisprudência do STJ
Publicado em: 18/03/2025 CivelProcesso CivilEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE CAXIAS DO SUL - RS
Distribuição por dependência
R. V. V.,
brasileira, empresária, inscrita no CPF sob o nº XXX.XXX.XXX-XX, portadora do RG nº X.XXX.XXX, residente e domiciliada na Rua X, nº XX, Bairro X, Caxias do Sul/RS, CEP XXXXX-XXX, endereço eletrônico: [email protected], por meio de sua procuradora infra-assinada, com escritório profissional situado na Rua X, nº XX, Bairro X, Caxias do Sul/RS, CEP XXXXX-XXX, endereço eletrônico: [email protected], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA
em face de
LF2 CONST E REFORMAS LTDA ME,
pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº XX.XXX.XXX/XXXX-XX, com sede na Rua X, nº XX, Bairro X, Caxias do Sul/RS, CEP XXXXX-XXX, endereço eletrônico: [email protected], pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
DOS FATOS
A Autora e a Ré mantiveram relação comercial consistente na prestação de serviços de construção e reforma, devidamente ajustada entre as partes. Em razão dessa relação, a Ré emitiu diversos cheques nominais à Autora, totalizando o valor de R$ 32.726,00 (trinta e dois mil setecentos e vinte e seis reais).
Contudo, os cheques emitidos pela Ré não foram honrados no momento da compensação, tendo sido devolvidos por insuficiência de fundos. Posteriormente, os cheques prescreveram para fins de execução, mas permanecem válidos como prova escrita da dívida, nos termos da Lei 7.357/1985 (Lei do Cheque), art. 59.
Para corroborar a existência da dívida e do vínculo comercial, a Autora junta aos autos conversas realizadas via aplicativo de mensagens WhatsApp, nas quais a Ré reconhece a dívida e se compromete a efetuar o pagamento, o que não ocorreu até a presente data.
DO DIREITO
A presente ação de cobrança encontra fundamento no art. 59 da Lei 7.357/1985, que dispõe que o cheque, mesmo após a prescrição, mantém sua validade como prova escrita da dívida. Além disso, o art. 319 do CPC/2015 estabelece os requisitos para a petição inicial, todos devidamente atendidos na presente demanda.
A jurisprudência consolidada do Superior Tribunal de Justiça, por meio da Súm"'>...