Modelo de Contrarrazões à Contestação em Reclamação Trabalhista: Gratuidade da Justiça, Reforma Trabalhista e Prescrição Quinquenal

Publicado em: 26/03/2025 Trabalhista Processo do Trabalho
Documento jurídico contendo contrarrazões à contestação apresentada pela reclamada em reclamação trabalhista. O reclamante, M. S. M., refuta os argumentos da Agropecuária Jayoro Ltda sobre a gratuidade da justiça, a aplicação retroativa da Reforma Trabalhista e a prescrição quinquenal. Fundamentado na CLT, Constituição Federal, jurisprudências do TST e decisão na ADI 5766/STF, o texto reafirma os direitos do autor às verbas pleiteadas e solicita o devido reconhecimento por parte do juízo.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DA ___ VARA DO TRABALHO DE __________

Processo nº: __________

M. S. M., já qualificado nos autos da Reclamação Trabalhista que move em face de AGROPECUÁRIA JAYORO LTDA, vem, por meio de seu advogado infra-assinado, respeitosamente à presença de Vossa Excelência, apresentar suas CONTRARRAZÕES À CONTESTAÇÃO, nos termos da CLT, art. 847, pelos fundamentos fáticos e jurídicos que passa a expor:

PREÂMBULO

O presente instrumento tem como objetivo impugnar os argumentos apresentados pela reclamada em sua contestação, demonstrando a improcedência das alegações e reafirmando o direito do reclamante às verbas pleiteadas na inicial. A contestação aborda três pontos principais: a gratuidade da justiça, a aplicação da Reforma Trabalhista e a prescrição quinquenal. Cada um desses pontos será analisado e refutado, com base na legislação vigente, princípios constitucionais e jurisprudência consolidada.

DOS FATOS

O reclamante ajuizou a presente ação trabalhista em 2025, pleiteando o pagamento de verbas rescisórias e outras parcelas devidas em razão da relação de emprego mantida com a reclamada desde 2016. Em sua contestação, a reclamada questiona o pedido de gratuidade da justiça, alega a aplicação integral da Reforma Trabalhista e invoca a prescrição quinquenal para limitar os créditos trabalhistas aos últimos cinco anos.

Entretanto, os argumentos apresentados pela reclamada carecem de fundamento jurídico e não se sustentam diante da análise criteriosa dos fatos e do direito aplicável, conforme será demonstrado a seguir.

DO DIREITO

1. DA GRATUIDADE DA JUSTIÇA

A reclamada questiona a concessão do benefício da gratuidade da justiça ao reclamante, alegando a ausência de comprovação objetiva de sua condição de hipossuficiência econômica. Contudo, tal alegação não merece prosperar.

Nos termos da CLT, art. 790, §3º, a gratuidade da justiça pode ser concedida à pessoa física que declarar, sob as penas da lei, não possuir condições de arcar com as despesas do processo sem prejuízo do sustento próprio ou de sua família. A jurisprudência consolidada do Tribunal Superior do Trabalho (TST) reafirma que a declaração de hipossuficiência firmada pelo reclamante ou por seu advogado é suficiente para a concessão do benefício, conforme a Súmula 463/TST.

Ademais, a decisão na ADI 5766/STF, que declarou parcialmente inconstitucional o § 4º do CLT, art. 791-A, reforça a proteção ao acesso à justiça, vedando a imposição de barreiras econômicas que inviabilizem o exercício desse direito fundamental (CF/88, art. 5º, XXXV e LXXIV).

2. DA APLICAÇÃO DA REFORMA TRABALHISTA

A reclamada requer a aplicação integral das normas processuais e materiais introduzidas pela Lei 13.467/2017, sob o argumento de que a ação foi ajuizada após sua entrada em vigor. Contudo, é necessário observar que a aplicação das normas materiais da Reforma Trabalhista é limitada às relações jurídicas iniciadas após sua vigência, conforme entend"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Legislação e Jurisprudência sobre o tema
Informações complementares

Segue abaixo a simulação de voto do magistrado em formato HTML:

Simulação de Voto

RELATÓRIO

Trata-se de Reclamação Trabalhista ajuizada por M. S. M. em face de Agropecuária Jayoro Ltda, na qual o reclamante pleiteia, dentre outros pontos, o pagamento de verbas rescisórias e outras parcelas decorrentes da relação de emprego havida entre as partes. A reclamada, em sua contestação, argumenta quanto à aplicação da prescrição quinquenal, à inaplicabilidade de normas anteriores à Reforma Trabalhista e ao indeferimento do benefício da gratuidade da justiça.

É o relatório.

FUNDAMENTAÇÃO

Passo à análise dos fatos e fundamentos jurídicos à luz da CF/88, legislação trabalhista e jurisprudência consolidada.

1. Da Gratuidade da Justiça

Nos termos da CLT, art. 790, § 3º, a gratuidade da justiça é concedida ao trabalhador que declarar, sob penas da lei, a sua incapacidade de arcar com as despesas processuais. A jurisprudência consolidada do TST, por meio da Súmula 463/TST, reafirma que a declaração de hipossuficiência firmada pelo reclamante ou por seu advogado é suficiente para a concessão do benefício.

Além disso, a decisão na ADI 5766/STF reforça a proteção ao direito fundamental de acesso à justiça, previsto na CF/88, art. 5º, incisos XXXV e LXXIV, afastando barreiras econômicas que possam inviabilizar o exercício deste direito.

Dessa forma, entendo que estão preenchidos os requisitos para a concessão do benefício da gratuidade da justiça ao reclamante.

2. Da Aplicação da Reforma Trabalhista

A reclamada requer a aplicação integral das disposições da Lei 13.467/2017, conhecida como Reforma Trabalhista, argumentando que a ação foi ajuizada após sua vigência. Contudo, destaco que, de acordo com o princípio da irretroatividade das leis previsto na CF/88, art. 5º, inciso XXXVI, as normas materiais introduzidas pela Reforma Trabalhista não se aplicam a relações jurídicas iniciadas antes de sua entrada em vigor.

No caso em análise, a relação de emprego teve início em 2016, ou seja, antes da vigência da Lei 13.467/2017. Assim, as regras materiais aplicáveis são aquelas vigentes à época da contratação.

3. Da Prescrição Quinquenal

A CF/88, art. 7º, inciso XXIX, prevê a prescrição quinquenal para créditos trabalhistas. A ação foi ajuizada em 2025, motivo pelo qual são devidos ao reclamante apenas os créditos trabalhistas referentes ao período posterior a 2020.

Considerando que a prescrição quinquenal alcança apenas as parcelas anteriores a 2020, entendo que os créditos pleiteados pelo reclamante no período posterior a este marco temporal permanecem válidos.

4. Jurisprudência

Os entendimentos jurisprudenciais reforçam as conclusões acima expostas:

TST (8ª Turma) - RRAg 10409-52.2021.5.03.0111

Esta Corte Superior firmou entendimento de que a pessoa natural tem direito aos benefícios da justiça gratuita, bastando, para tanto, que apresente declaração de hipossuficiência econômica firmada por ela própria ou por seu advogado. (Rel. Min. Sergio Pinto Martins - J. em 19/11/2024 - DJ 28/02/2025)

TST (4ª Turma) - RRAg 116-70.2020.5.06.0015

Nas hipóteses em que o reclamante indica, na petição inicial, os valores líquidos atribuídos a seus pedidos, sem registrar ressalva, extrapola os limites da lide a decisão judicial que não observa os termos delineados pelo autor. (Rel. Min. Ives Gandra Da Silva Martins Filho - J. em 29/08/2023 - DJ 01/09/2023)

DISPOSITIVO

Ante o exposto, com fundamento na CF/88, art. 93, IX, voto por:

  1. Reconhecer e conceder o benefício da gratuidade da justiça ao reclamante;
  2. Aplicar ao presente caso as normas materiais vigentes à época da contratação do reclamante, afastando a aplicação retroativa da Reforma Trabalhista;
  3. Reconhecer a prescrição quinquenal nos termos da CF/88, art. 7º, XXIX, limitando os créditos trabalhistas ao período posterior a 2020;
  4. Julgar procedentes, em parte, os pedidos formulados pelo reclamante, condenando a reclamada ao pagamento das verbas rescisórias devidas, com as devidas atualizações monetárias e juros.

É como voto.

DECISÃO

Por unanimidade de votos, decide o Juízo:

  • Conceder o benefício da gratuidade da justiça ao reclamante;
  • Determinar a aplicação das normas materiais vigentes à época da contratação;
  • Reconhecer a prescrição quinquenal limitada ao período anterior a 2020;
  • Condenar a reclamada ao pagamento das verbas rescisórias pleiteadas.

Publique-se. Intimem-se.


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Contestação em Ação Civil Pública ambiental com pedido de reconhecimento da prescrição quinquenal com base na jurisprudência do STJ e extinção do processo com resolução de mérito contra Ministério Público ...

Modelo de Contestação em Ação Civil Pública ambiental com pedido de reconhecimento da prescrição quinquenal com base na jurisprudência do STJ e extinção do processo com resolução de mérito contra Ministério Público ...

Publicado em: 07/05/2025 Trabalhista Processo do Trabalho

Modelo de contestação apresentada por réu em ação civil pública ambiental proposta pelo Ministério Público, alegando prescrição do prazo quinquenal previsto por analogia na Lei da Ação Popular, fundamentada em jurisprudência do STJ, com pedido de extinção do processo e, subsidiariamente, impugnação do mérito por ausência de comprovação do dano e nexo causal. Contém exposição dos fatos, fundamentos jurídicos, princípios aplicáveis, jurisprudências relevantes e pedidos de produção de provas.

Acessar

Modelo de Réplica à contestação na ação trabalhista contra Construtora Solares LTDA em Natal/RN, contestando prescrição quinquenal, competência da Justiça do Trabalho e inépcia do pedido de danos morais, com pedido de r...

Modelo de Réplica à contestação na ação trabalhista contra Construtora Solares LTDA em Natal/RN, contestando prescrição quinquenal, competência da Justiça do Trabalho e inépcia do pedido de danos morais, com pedido de r...

Publicado em: 01/05/2025 Trabalhista Processo do Trabalho

Réplica apresentada pela reclamante A. P. M. V. à contestação da Construtora Solares LTDA na __ Vara do Trabalho de Natal/RN, refutando preliminares de prescrição quinquenal, incompetência da Justiça do Trabalho e inépcia do pedido de danos morais. Defende o reconhecimento da imprescritibilidade dos recolhimentos de FGTS e INSS, bem como o direito ao pagamento de salários atrasados, vale alimentação, férias com adicional, indenização por danos morais e honorários advocatícios, fundamentando-se na legislação trabalhista e previdenciária vigente e jurisprudência consolidada. Requer a condenação da reclamada à regularização dos débitos e comprovação documental dos pagamentos.

Acessar

Modelo de Réplica à contestação em ação trabalhista contra Construtora Solares Ltda. requerendo reconhecimento de mora salarial, comprovação e pagamento de FGTS e INSS, danos morais e rejeição de preliminares

Modelo de Réplica à contestação em ação trabalhista contra Construtora Solares Ltda. requerendo reconhecimento de mora salarial, comprovação e pagamento de FGTS e INSS, danos morais e rejeição de preliminares

Publicado em: 01/05/2025 Trabalhista Processo do Trabalho

Modelo de réplica à contestação em processo trabalhista em que a reclamante A. P. M. V. responde às alegações da reclamada Construtora Solares Ltda., requerendo o prosseguimento da ação, reconhecimento da mora salarial, comprovação e condenação ao pagamento das diferenças de FGTS e INSS, indenização por danos morais, além da rejeição das preliminares de prescrição quinquenal, incompetência absoluta da Justiça do Trabalho e inépcia da inicial, fundamentado na legislação trabalhista, constitucional e jurisprudência consolidada.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.