?>

Ação Rescisória: Limites e Cabimento

Publicado em: 24/09/2024 Processo Civil
A doutrina explora os limites da ação rescisória, destacando que essa medida é excepcional e somente cabível nos casos previstos taxativamente no art. 966 do CPC/2015. A ação rescisória visa proteger a coisa julgada e a segurança jurídica, não podendo ser utilizada como sucedâneo recursal para reverter decisões já transitadas em julgado.

"A ação rescisória é medida de acolhimento excepcional, cabível nos limites das hipóteses taxativas de rescindibilidade previstas no art. 966 do CPC/2015, em razão da necessidade de se conferir proteção constitucional à coisa julgada e ao princípio da segurança jurídica."

Súmulas:

  • Súmula 343/STF: "Não cabe ação rescisória por ofensa a literal disposição de lei quando a decisão rescindenda se tiver baseado em texto legal de interpretação controvertida nos tribunais."

Legislação:


Outras doutrinas semelhantes


Processual Civil: Ação Rescisória e Manifestação de Violação de Norma Jurídica

Processual Civil: Ação Rescisória e Manifestação de Violação de Norma Jurídica

Publicado em: 02/07/2024 Processo Civil

Esta doutrina aborda a ação rescisória com base na manifesta violação de norma jurídica, detalhando as condições sob as quais essa ação pode ser utilizada e explorando a interpretação consolidada no STJ sobre a correção de valores em Certidões de Dívida Ativa (CDA) através de cálculos aritméticos.

Acessar

Cabimento da Ação Rescisória para Ajuste à Modulação de Efeitos

Cabimento da Ação Rescisória para Ajuste à Modulação de Efeitos

Publicado em: 26/11/2024 Processo Civil

A admissibilidade da ação rescisória para adequar decisões transitadas em julgado às modulações de efeitos estabelecidas posteriormente pelo STF, com base no CPC/2015, art. 535, § 8º.

Acessar

A Aplicação do Art. 966 do CPC/2015 na Ação Rescisória

A Aplicação do Art. 966 do CPC/2015 na Ação Rescisória

Publicado em: 11/07/2024 Processo Civil

Esta doutrina discute a aplicação do art. 966 do CPC/2015 na ação rescisória, destacando as hipóteses de cabimento, como erro de fato e violação manifesta de norma jurídica. Examina a rejeição de petições iniciais por fundamentação inadequada e a impossibilidade de uso da ação rescisória como sucedâneo recursal.

Acessar