Critérios para Dosimetria da Pena em Casos de Tráfico de Drogas
Publicado em: 23/07/2024 Direito PenalOs julgadores pretéritos agiram em conformidade com a jurisprudência do Superior Tribunal de Justiça, uma vez que o aumento da pena-base, com fundamento no art. 42 da Lei n. 11.343/2006, se deu em razão da apreensão de expressiva quantidade de entorpecentes, qual seja, "1,642kg da substância entorpecente popularmente conhecida como maconha e 806g da substância entorpecente popularmente conhecida como crack".
Conforme dito na decisão agravada, mesmo que nas instâncias ordinárias não tenha havido menção expressa a respeito da natureza mais gravosa do entorpecente – no caso, o crack – a quantidade do estupefaciente é elevada, situação que justifica o incremento da pena basilar.
Uma vez que foram apontados argumentos concretos e idôneos dos autos para a fixação da pena-base acima do mínimo legal, com fundamento nas circunstâncias do crime, nos maus antecedentes do acusado e na expressiva quantidade de drogas, - em consonância, aliás, com o disposto no art. 42 da Lei n. 11.343/2006 -, não há como esta Corte simplesmente se imiscuir no juízo de proporcionalidade feito pela instância de origem para, a pretexto de ofensa aos princípios da proporcionalidade e da individualização da pena, reduzir a reprimenda-base estabelecida ao acusado.
Outras doutrinas semelhantes
Dosimetria da Pena no Tráfico de Drogas
Publicado em: 25/07/2024 Direito PenalEsta doutrina aborda a dosimetria da pena no tráfico de drogas, especificamente a aplicação da fração de redução do tráfico privilegiado. Explica como a natureza e a quantidade das drogas apreendidas influenciam a decisão judicial e discute a fundamentação concreta e idônea para a definição da fração de redução.
AcessarUtilização da quantidade e variedade de drogas na dosimetria da pena para o tráfico privilegiado
Publicado em: 07/11/2024 Direito PenalA tese discute a possibilidade de considerar a quantidade e a variedade de drogas apreendidas para definir a fração da minorante do tráfico privilegiado, conforme a Lei 11.343/2006, art. 33, § 4º, permitindo ao juiz ajustar a redução da pena de acordo com o contexto do crime.
AcessarCritérios de Dosimetria da Pena no Habeas Corpus: Uma Abordagem Jurisprudencial
Publicado em: 18/07/2024 Direito PenalEsta doutrina discute os critérios aplicáveis na dosimetria da pena, com foco específico na análise da jurisprudência em casos de habeas corpus. A abordagem aborda a valoração das circunstâncias judiciais, a migração da majorante do repouso noturno para a primeira fase da dosimetria, e a aceitação dos critérios de incremento da pena-base pela jurisprudência.
Acessar