Decisão dos Jurados e a Súmula 7 do STJ
Publicado em: 30/07/2024 Processo Penal"O entendimento do Tribunal a quo está em consonância com a jurisprudência desta Corte que é firme no sentido de que não se afigura manifestamente contrária à prova dos autos a decisão dos jurados que acolhe uma das versões respaldadas no conjunto probatório produzido. O Tribunal a quo, após análise do acervo probatório, concluiu que a decisão dos jurados não é manifestamente contrária às provas dos autos. Nesse contexto, a revisão do aludido entendimento esbarraria no reexame das provas dos autos, providência vedada pela Súmula n. 7 do Superior Tribunal de Justiça - STJ."
Legislação:
- Súmula 7 do STJ
Outras doutrinas semelhantes
Invasão de Competência e Supressão de Instância em Decisões de Pronúncia
Publicado em: 25/07/2024 Processo PenalEsta doutrina analisa os princípios da competência e supressão de instância em decisões de pronúncia em casos de homicídio, abordando a fundamentação mínima necessária para qualificadoras e o princípio in dubio pro societate.
AcessarSoberania dos Veredictos no Tribunal do Júri
Publicado em: 30/07/2024 Processo PenalEste trecho aborda a soberania dos veredictos no Tribunal do Júri, destacando a impossibilidade de reforma direta das decisões pelos órgãos de segundo grau, salvo em situações excepcionais conforme o artigo 593, inciso III, do Código de Processo Penal. Enfatiza a importância do respeito ao princípio constitucional da soberania dos veredictos e os obstáculos legais ao reexame de provas em recursos especiais.
AcessarExclusão das Qualificadoras na Pronúncia: Limites e Competências
Publicado em: 05/08/2024 Processo PenalAnálise sobre os critérios para a exclusão das qualificadoras na fase de pronúncia, enfatizando que apenas qualificadoras manifestamente improcedentes devem ser excluídas para não usurpar a competência do Tribunal do Júri.
Acessar