?>

Distribuição do ônus da prova no pagamento de pedágio em transporte de carga

Publicado em: 05/09/2024 CivelProcesso Civil
Esta doutrina discute a distribuição do ônus da prova no pagamento de pedágio em transportes de carga e a aplicação da Súmula 315/STJ para determinar a responsabilidade entre transportador e contratante. A jurisprudência do STJ define como os documentos são considerados idôneos para comprovar o pagamento do pedágio, com ênfase nas peculiaridades de cada caso concreto.

A jurisprudência do STJ firmou o entendimento de que, no transporte de carga, o transportador é responsável por comprovar o pagamento de pedágio quando solicitado pelo contratante. A ausência de comprovação pode gerar a aplicação de multa com base no art. 8º da Lei 10.209/2001, sendo que a distribuição do ônus da prova deve ser feita conforme as circunstâncias fáticas do caso. A aplicação da Súmula 315/STJ restringe o cabimento dos embargos de divergência a hipóteses de mérito e não de questões de admissibilidade recursal.

Legislação:

Súmulas aplicáveis:

  • Súmula 315/STJ.

Outras doutrinas semelhantes


Inversão do Ônus da Prova em Relações de Consumo

Inversão do Ônus da Prova em Relações de Consumo

Publicado em: 01/11/2024 CivelProcesso Civil

Esta doutrina aborda os requisitos para a inversão do ônus da prova em casos de relação de consumo, conforme o Código de Defesa do Consumidor. A inversão é aplicável quando o consumidor demonstra hipossuficiência, e o fornecedor possui melhores condições de produzir prova contrária.

Acessar

Ônus da Prova na Concessão de Gratificações

Ônus da Prova na Concessão de Gratificações

Publicado em: 24/10/2024 CivelProcesso Civil

A decisão trata do ônus da prova em relação à concessão de gratificações especiais, afirmando que compete ao empregador demonstrar os critérios objetivos para a concessão desse benefício.

Acessar

Ônus da Prova sobre o Depósito do FGTS e Responsabilidade do Empregador

Ônus da Prova sobre o Depósito do FGTS e Responsabilidade do Empregador

Publicado em: 23/10/2024 CivelProcesso Civil

Análise sobre o ônus da prova quanto à regularidade dos depósitos de FGTS, que recai sobre o empregador, conforme a Súmula 461/TST.

Acessar