Legalidade na Realização de Busca Pessoal pelas Guardas Municipais
Publicado em: 25/07/2024 Direito Penal"A adequada interpretação do art. 244 do CPP é a de que a fundada suspeita de posse de corpo de delito é um requisito necessário, mas não suficiente, por si só, para autorizar a realização de busca pessoal, porque não é a qualquer cidadão que é dada a possibilidade de avaliar a presença dele; isto é, não é a todo indivíduo que cabe definir se, naquela oportunidade, a suspeita era fundada ou não e, por consequência, proceder a uma abordagem seguida de revista. Em outras palavras, mesmo se houver elementos concretos indicativos de fundada suspeita da posse de corpo de delito, a busca pessoal só será válida se realizada pelos agentes públicos com atribuição para tanto, a quem compete avaliar a presença de tais indícios e proceder à abordagem e à revista do suspeito."
- Legislação: CPP, art. 244
Outras doutrinas semelhantes
Ilegalidade das Provas Obtidas por Guardas Civis Municipais
Publicado em: 25/07/2024 Direito PenalEsta doutrina aborda a ilegalidade das provas obtidas por guardas civis municipais em situações de flagrante sem a devida competência para tal, destacando a necessidade de justa causa para buscas pessoais.
AcessarAtribuições das Guardas Municipais e a Legalidade na Realização de Busca Pessoal
Publicado em: 25/07/2024 Direito PenalEsta doutrina discute as atribuições das guardas municipais, destacando a limitação de suas atividades em relação à atuação policial. Examina a legalidade da realização de busca pessoal por guardas municipais, enfatizando as condições sob as quais essas ações são permitidas.
AcessarAtuação das Guardas Municipais e Prova Ilícita
Publicado em: 30/07/2024 Direito PenalAnálise da atuação das guardas municipais na realização de busca pessoal e a ilicitude das provas obtidas fora de situação flagrancial.
Acessar