Prisão Preventiva e a Garantia da Ordem Pública
Publicado em: 17/07/2024 Direito Penal"No caso, a prisão preventiva foi adequadamente motivada, tendo sido demonstrada pelas instâncias ordinárias a sua necessidade, com base em elementos extraídos dos autos consubstanciados no modus operandi empregado na conduta delitiva, revelador da periculosidade do agente, consistente na prática, em tese, do crime de roubo, em concurso de agente, com uso ostensivo de arma de fogo, o que demonstra concreto risco ao meio social."
Legislação:
Outras doutrinas semelhantes
Prisão Preventiva e Garantia da Ordem Pública
Publicado em: 11/09/2024 Direito PenalEsta doutrina trata da justificativa para a decretação de prisão preventiva, especialmente no contexto de crimes de roubo majorado com concurso de agentes. A peça analisa a fundamentação da decisão judicial em relação à gravidade concreta da conduta e a periculosidade do agente para assegurar a ordem pública.
AcessarPrisão Preventiva e a Garantia da Ordem Pública
Publicado em: 17/07/2024 Direito PenalEsta doutrina aborda a motivação adequada da prisão preventiva com base na garantia da ordem pública, especialmente quando evidenciado o modus operandi revelador da periculosidade do agente. Discute a necessidade de fundamentos concretos para a manutenção da prisão e a impossibilidade de sua revogação em casos de evidente risco ao meio social.
AcessarReiteração Delitiva como Fundamentação Idônea para Prisão Preventiva
Publicado em: 29/07/2024 Direito PenalAnálise da reiteração delitiva como fundamentação idônea para a decretação de prisão preventiva, com destaque para precedentes jurisprudenciais que reforçam essa prática.
Acessar