Modelo de Ação de Caducidade de Decreto Criador de Reserva Extrativista por Inércia Administrativa da União
Publicado em: 17/02/2025 AdministrativoConstitucional Meio AmbienteAÇÃO DE CADUCIDADE DE DECRETO CRIADOR DE RESERVA EXTRATIVISTA
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Federal da Comarca de ____________.
Autor: A. J. dos S., brasileiro, estado civil, profissão, portador do CPF nº ____________, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________.
Réu: União Federal, pessoa jurídica de direito público, representada pela Advocacia-Geral da União, com endereço na ____________.
Valor da causa: R$ ____________.
O Autor, por intermédio de seu advogado, com endereço profissional na Rua ____________, nº ____, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, propor a presente AÇÃO DE CADUCIDADE DE DECRETO CRIADOR DE RESERVA EXTRATIVISTA, com fundamento no art. 319 do CPC/2015 e demais dispositivos legais aplicáveis, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
Em [data], foi editado o Decreto nº ____________, que criou a Reserva Extrativista ____________, localizada no Município de ____________, Estado de ____________. Tal decreto tinha por objetivo a preservação ambiental e o uso sustentável dos recursos naturais pela população local.
Contudo, desde a sua edição, o referido decreto não foi implementado de forma efetiva, uma vez que as medidas administrativas necessárias para a regularização fundiária, demarcação e gestão da reserva não foram realizadas pela União. Tal inércia administrativa caracteriza a caducidade do decreto, conforme será demonstrado.
Ademais, a ausência de implementação da reserva tem gerado prejuízos à comunidade local, que permanece sem acesso aos benefícios previstos no decreto, bem como ao meio ambiente, que continua vulnerável à degradação.
DO DIREITO
A caducidade de um decreto ocorre quando este se torna ineficaz em razão da ausência de implementação das medidas necessárias para sua execução. No caso em tela, o Decreto nº ____________ não foi efetivado pela União, configurando a sua caducidade.
O princípio da eficiência, previsto no caput do art. 37 da CF/88, impõe à Administração Pública o dever de adotar as medidas necessárias para a concretização dos atos administrativos. A omissão da União em imple"'>...