Modelo de Ação Declaratória de Caducidade de Decreto de Reserva Extrativista: Propriedade Rural, Inércia Administrativa e Segurança Jurídica
Publicado em: 20/02/2025 AdministrativoCivel Direito Imobiliário Meio AmbienteAÇÃO DECLARATÓRIA DE CADUCIDADE DE DECRETO QUE CRIA RESERVA EXTRATIVISTA
PREÂMBULO
Excelentíssimo(a) Senhor(a) Doutor(a) Juiz(a) Federal da ___ Vara Federal da Seção Judiciária de __________.
A. J. dos S., brasileiro, casado, agricultor, portador do CPF nº __________, residente e domiciliado na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, por seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional na Rua __________, nº ___, Bairro __________, Cidade __________, Estado __________, endereço eletrônico __________, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor:
AÇÃO DECLARATÓRIA DE CADUCIDADE DE DECRETO QUE CRIA RESERVA EXTRATIVISTA
em face da UNIÃO, pessoa jurídica de direito público, com sede na Esplanada dos Ministérios, Bloco ___, Brasília/DF, endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O autor é proprietário de imóvel rural situado na área abrangida pelo Decreto nº __________, que criou a Reserva Extrativista __________. Tal decreto, publicado em ___/___/_____, visava à proteção ambiental e à promoção do uso sustentável dos recursos naturais da região.
Contudo, passados mais de ___ anos desde a publicação do decreto, a União não promoveu as medidas necessárias para a efetiva implementação da reserva extrativista, como a desapropriação das áreas privadas e a regularização fundiária, conforme determina a legislação aplicável.
A inércia da União em dar cumprimento ao decreto gerou grave insegurança jurídica e prejuízos ao autor, que se encontra impedido de utilizar plenamente sua propriedade, sem que tenha sido devidamente indenizado. Tal situação caracteriza a caducidade do decreto, nos termos da legislação vigente.
DO DIREITO
A criação de reservas extrativistas está disciplinada pela Lei nº 9.985/2000, que institui o Sistema Nacional de Unidades de Conservação da Natureza (SNUC). Nos termos do art. 18 dessa lei, a criação de uma reserva extrativista deve ser acompanhada de medidas concretas para sua implementação, incluindo a desapropriação das áreas privadas e a regularização fundiária.
A ausência de tais medidas por prazo superior ao razoável configura a caducidade do decreto, conforme entendimento consolidado na doutrina e na jurisprudência. O princípio da segurança juríd"'>...