Modelo de Ação de Retificação de Registro Civil para Supressão de Paternidade com Base em Erro de Consentimento e Ausência de Vínculo Socioafetivo
Publicado em: 27/03/2025 Civel Familia PúblicoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA DE REGISTROS PÚBLICOS DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
Distribuição por dependência, se for o caso
QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
REQUERENTE: [NOME COMPLETO], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do RG nº [número] e inscrito no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado em [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail].
REQUERIDO: [NOME COMPLETO], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do RG nº [número] e inscrito no CPF sob o nº [número], residente e domiciliado em [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail].
PREÂMBULO
O Requerente, devidamente qualificado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado infra-assinado, com fundamento na Lei 6.015/1973, art. 109 e no CPC/2015, art. 319, propor a presente:
AÇÃO DE RETIFICAÇÃO DE REGISTRO CIVIL PARA SUPRESSÃO DE PATERNIDADE
em face de [NOME DO REQUERIDO], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Requerente realizou o registro de paternidade da criança [NOME DA CRIANÇA], nascida em [DATA], no Cartório de Registro Civil da Comarca de [CIDADE/ESTADO], conforme consta na certidão de nascimento anexa.
À época do registro, o Requerente acreditava ser o pai biológico da criança, tendo realizado o ato de forma voluntária e com base na presunção de que a criança era fruto de sua relação com a genitora, [NOME DA MÃE].
No entanto, posteriormente, o Requerente tomou ciência de que não possui vínculo biológico com a criança, fato que foi confirmado por exame de DNA, cuja cópia segue anexa.
Ademais, não foi estabelecida qualquer relação socioafetiva entre o Requerente e a criança, uma vez que o vínculo foi rompido logo após a descoberta da inexistência de laços biológicos.
Assim, o Requerente busca a retificação do registro civil para a supressão de sua paternidade, considerando que o ato foi realizado sob erro substancial.
DO DIREITO
A presente demanda encontra amparo na Lei 6.015/1973, art. 109, que dispõe sobre a possibilidade de retificação de registro civil quando houver "'>...