Modelo de Ação Previdenciária com Pedido de Tutela Antecipada para Concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição contra o INSS

Publicado em: 10/01/2024 Direito Previdenciário
Petição inicial de ação previdenciária, com pedido de tutela antecipada, proposta em face do INSS, visando à concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. O autor, segurado do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS), comprova o cumprimento dos requisitos legais, com base no art. 201, §7º, I, da Constituição Federal e na Lei nº 8.213/1991. Argumenta-se que o indeferimento administrativo violou os princípios da legalidade e eficiência administrativa. A ação fundamenta-se em documentos comprobatórios, pedido de urgência baseado no art. 300 do CPC/2015 e jurisprudências pertinentes.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA FEDERAL DA COMARCA DE [LOCALIDADE]

[Nome da Cidade], [Data]

PREÂMBULO

[Nome completo do autor], brasileiro, nascido em 31/12/1957, estado civil [estado civil], profissão [profissão], portador do CPF nº [CPF] e RG nº [RG], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], por meio de seu advogado, com endereço profissional à [endereço do advogado], vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência propor a presente AÇÃO PREVIDENCIÁRIA COM PEDIDO DE TUTELA ANTECIPADA, em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, autarquia federal, com sede à [endereço do INSS], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DOS FATOS

O requerente, nascido em 31/12/1957, é segurado do Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) desde 21/02/1980, contribuindo por 36 anos, 00 meses e 23 dias, conforme documentação anexa. Em 21/03/2019, solicitou aposentadoria por tempo de contribuição ao INSS (Nº 187.866.719-7, fl.01).

No pleito administrativo, protocolado como requerimento 113276183 em 21/03/2019, o INSS rejeitou o pedido alegando falta de Tempo de Contribuição e filiação ao RGPS. O requerente incluiu na contagem o tempo como Delegado de Polícia, apresentando Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) (fls.11/13), referente a 21/02/1980 a 16/09/2016, totalizando 36 anos, 00 meses e 23 dias, além de 432 dias de carência, aproveitados pelo INSS.

Contudo, o INSS não computou diversos vínculos laborais, especialmente os constantes na CTC (fls.11/13), resultando em um cômputo inferior de Tempo de Contribuição (18 anos, 10 meses e 10 dias) e carências (227), enquanto o período total é de 36 anos, 06 meses e 25 dias, permitindo a concessão do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição.

DO DIREITO

O direito do requerente está amparado no art. 201, §7º, I, da Constituição Federal de 1988, que assegura a aposentadoria por tempo de contribuição ao segurado que preencher os requisitos legais. Além disso, a Lei nº 8.213/1991, art. 52, estabelece o tempo necessário de contribuição para a concessão do benefício.

No caso em tela, o autor comprovou, por meio da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e do extrato do CNIS, que possui 36 anos, 06 meses e 25 dias de contribuição, além de 432 dias de carência, atendendo plenamente aos requisitos legais para a aposentadoria por tempo de contribuição.

O indeferimento do pedido pelo INSS viola os princípios da legalidade e da eficiência administrativa, previstos no art. 37, caput, da CF/88, além de causar prejuízo irreparável ao segurado, que já preenche os requisitos para a concessão do benefício.

...


Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

RELATÓRIO

Trata-se de ação previdenciária com pedido de tutela antecipada ajuizada por [Nome do Autor] em face do INSTITUTO NACIONAL DO SEGURO SOCIAL – INSS, visando à concessão de aposentadoria por tempo de contribuição. O autor alega possuir 36 anos, 06 meses e 25 dias de contribuição, além de 432 dias de carência, atendendo aos requisitos legais para o benefício. Contudo, o INSS indeferiu o pedido administrativo sob o argumento de insuficiência de tempo de contribuição.

FUNDAMENTAÇÃO

Nos termos do artigo 93, inciso IX, da Constituição Federal de 1988, compete ao magistrado fundamentar suas decisões de forma clara e precisa, analisando os fatos e o direito aplicável.

O art. 201, §7º, I, da Constituição Federal assegura a aposentadoria por tempo de contribuição ao segurado que cumprir os requisitos legais. Ademais, a Lei nº 8.213/1991, em seu art. 52, regulamenta o tempo necessário para a concessão do benefício.

No caso em análise, o autor comprovou, por meio da Certidão de Tempo de Contribuição (CTC) e do extrato do CNIS, que possui 36 anos, 06 meses e 25 dias de contribuição e cumpriu a carência mínima exigida, conforme documentação acostada aos autos. O indeferimento do pedido pelo INSS, sob a justificativa de insuficiência de tempo de contribuição, viola os princípios da legalidade e da eficiência administrativa, previstos no art. 37, caput, da CF/88.

Além disso, a documentação apresentada demonstra a probabilidade do direito, e a natureza alimentar do benefício previdenciário configura o perigo de dano, requisitos para a concessão da tutela antecipada, nos termos do art. 300 do Código de Processo Civil de 2015.

Jurisprudência

Em consonância com o entendimento do Superior Tribunal de Justiça (STJ), a análise de pedidos previdenciários deve considerar a relevância social da matéria, permitindo a concessão de benefício diverso do originalmente requerido, desde que preenchidos os requisitos legais. Nesse sentido:

"Conforme a jurisprudência consolidada no STJ, em matéria previdenciária pode-se flexibilizar a análise do pedido contido na petição inicial, não configurando julgamento extra petita a concessão de benefício diverso do requerido, desde que o autor preencha os requisitos legais do benefício deferido, tendo em vista a relevância da questão social que envolve a matéria." (STJ, REsp Acórdão/STJ, Rel. Min. Assusete Magalhães, DJe 28/03/2023).

Assim, considerando os documentos apresentados e a jurisprudência consolidada, resta comprovado o direito do autor à aposentadoria por tempo de contribuição.

DISPOSITIVO

Ante o exposto, com fundamento no art. 93, IX, da Constituição Federal de 1988, JULGO PROCEDENTE o pedido inicial para:

  1. Determinar ao INSS a concessão do benefício de aposentadoria por tempo de contribuição ao autor, com base no tempo de contribuição total de 36 anos, 06 meses e 25 dias, e 432 dias de carência;
  2. Condenar o INSS ao pagamento das parcelas vencidas desde a data do requerimento administrativo (21/03/2019), acrescidas de juros e correção monetária, na forma da legislação vigente;
  3. Condenar o INSS ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, estes fixados em 10% sobre o valor das parcelas vencidas, nos termos do art. 85 do CPC/2015.

Defiro, ainda, o pedido de tutela antecipada, nos termos do art. 300 do CPC/2015, para determinar a implantação imediata do benefício em favor do autor, sob pena de multa diária no valor de R$ 500,00, limitada ao montante de R$ 50.000,00.

Publique-se. Registre-se. Intimem-se.

[Localidade], [Data]

[Nome do Magistrado]

Juiz(a) de Direito


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Pedido de Desaposentação com Tutela Antecipada contra o INSS para Recalcular Benefício Aposentatório com Base em Novas Contribuições

Modelo de Pedido de Desaposentação com Tutela Antecipada contra o INSS para Recalcular Benefício Aposentatório com Base em Novas Contribuições

Publicado em: 25/06/2023 Direito Previdenciário

Petição inicial destinada a propor ação de desaposentação com pedido de tutela antecipada em face do INSS, objetivando a renúncia ao benefício previdenciário atual e a concessão de nova aposentadoria mais vantajosa. O requerente, aposentado pelo RGPS, continuou contribuindo após a concessão do benefício original e busca o recálculo do valor de sua aposentadoria com base na nova realidade contributiva, fundamentando-se nos princípios da isonomia, solidariedade previdenciária e justiça contributiva, amparado por jurisprudência do STJ.

Acessar

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio-Doença para Idosa com Neoplasia Maligna

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Aposentadoria por Invalidez ou Auxílio-Doença para Idosa com Neoplasia Maligna

Publicado em: 28/09/2024 Direito Previdenciário

Este modelo de ação previdenciária busca a concessão de aposentadoria por invalidez ou auxílio-doença para uma idosa acometida de câncer (neoplasia maligna), que não pode mais trabalhar. A petição está fundamentada na Lei 8.213/1991, na CF/88 e aborda princípios constitucionais como a dignidade da pessoa humana e a proteção ao idoso.

Acessar

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição contra o INSS com Base na Contagem Recíproca de Regimes de Previdência

Modelo de Ação Previdenciária de Concessão de Aposentadoria por Tempo de Contribuição contra o INSS com Base na Contagem Recíproca de Regimes de Previdência

Publicado em: 27/12/2023 Direito Previdenciário

Petição inicial de ação previdenciária proposta por segurado que contribuiu para o Regime Próprio de Previdência Social (RPPS) e, posteriormente, para o Regime Geral de Previdência Social (RGPS). O documento fundamenta o direito à concessão de aposentadoria por tempo de contribuição com base na contagem recíproca, conforme previsto no art. 201, §9º, da Constituição Federal e art. 96, I, da Lei 8.213/1991. Destaca a negativa administrativa do INSS como indevida, apresenta jurisprudências relevantes e requer o benefício previdenciário, bem como o pagamento de parcelas atrasadas e honorários advocatícios.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 19,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 29,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 26,63 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 79,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 21,65 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 129,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 15,70 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 219,90

Parcele em até 6x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.