Modelo de Contestação de Alegação de Intempestividade e Pedido de Reconhecimento de Tempestividade da Defesa com Base no CPC/2015 e Lei 11.419/06

Publicado em: 13/02/2025 CivelProcesso Civil
Contestação apresentada por A. J. dos S. em processo na Vara Cível, visando afastar a alegação de intempestividade feita pela parte autora. O documento fundamenta a tempestividade da defesa com base no CPC/2015, Lei 11.419/06 e jurisprudências correlatas, requerendo o reconhecimento da validade da contestação, a continuidade regular do processo e a condenação da parte autora às custas processuais e honorários advocatícios em caso de improcedência da demanda.

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________

Processo nº __________

PREÂMBULO

A. J. dos S., já qualificada nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de sua advogada que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar sua CONTESTAÇÃO, nos termos do artigo 335 do CPC/2015, em razão da alegação de intempestividade apresentada pela parte autora, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DOS FATOS

A parte autora alega que a contestação apresentada pela ré seria intempestiva, requerendo o reconhecimento da revelia. Contudo, tal alegação não merece prosperar, uma vez que o prazo para a apresentação da contestação ainda se encontra vigente, conforme demonstrado no Expediente do site do Tribunal de Justiça do Estado do Rio de Janeiro (TJRJ).

A contagem do prazo processual está em conformidade com as disposições da Lei 11.419/06, que regula a informatização do processo judicial, e com o CPC/2015, art. 231, que trata do início da contagem dos prazos processuais. Assim, a contestação apresentada é tempestiva e deve ser considerada nos autos.

DO DIREITO

A Lei 11.419/06, art. 5º, dispõe que os prazos processuais serão contados a partir da data de disponibilização da intimação no Diário da Justiça Eletrônico, considerando-se realizada no primeiro dia útil seguinte à data da publicação. Além disso, o CPC/2015, art. 231, I, estabelece que, quando a citação ou intimação for realizada por meio eletrônico, o prazo começa a fluir no primeiro dia útil subsequente à confirmação de leitura.

No caso em tela, o prazo para a apresentação da contestação ainda não se esgotou, conforme demonstrado no Expediente do TJRJ. Portanto, não há que se falar em intempestividade ou revelia, devendo a contestação ser analis"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

EMENTA

Direito Processual Civil. Contestação. Alegação de intempestividade. Prazos processuais computados de acordo com o art. 231 do CPC/2015 e Lei 11.419/06. Reconhecimento de tempestividade. Pedido de revelia afastado. Recurso conhecido e provido.

VOTO

Excelentíssimos colegas,

Trata-se de recurso interposto pela parte ré contra decisão que reconheceu a intempestividade da contestação apresentada, acolhendo o pedido da parte autora para decretar a revelia. A controvérsia gira em torno da correta contagem do prazo processual para a apresentação da contestação, considerando os dispositivos legais aplicáveis e a comprovação da tempestividade no caso concreto.

ANÁLISE DOS FATOS

A parte autora sustenta que a contestação foi apresentada fora do prazo legal, o que ensejaria o reconhecimento da revelia. Contudo, ao analisar os autos, verifica-se que a contagem do prazo processual foi realizada de forma equivocada, desconsiderando as disposições do art. 5º da Lei 11.419/06 e do art. 231 do CPC/2015.

Conforme demonstrado nos autos, a intimação foi realizada por meio eletrônico, sendo a confirmação de leitura efetivada em dia útil. Assim, o prazo começou a fluir no primeiro dia útil subsequente, encontrando-se vigente no momento em que a contestação foi protocolada.

ANÁLISE DO DIREITO

Nos termos da Lei 11.419/06, art. 5º, e do CPC/2015, art. 231, os prazos processuais devem ser computados a partir da disponibilização da intimação no Diário da Justiça Eletrônico e da confirmação de leitura, respectivamente. Ademais, o art. 344 do CPC/2015 estabelece que a revelia somente será aplicada na ausência de apresentação de contestação dentro do prazo legal.

A jurisprudência pátria é pacífica ao reconhecer que eventual erro na contagem do prazo processual não pode prejudicar a parte, principalmente quando demonstrada a tempestividade do protocolo. Nesse sentido, destaco os precedentes do Tribunal de Justiça de São Paulo, que afastam a revelia em situações semelhantes.

JURISPRUDÊNCIAS APLICÁVEIS

  • TJSP (31ª Câmara de Direito Privado) - Apelação Cível Acórdão/TJSP - Mauá
    \"A ocorrência de protocolo tempestivo que determinou a não juntada de contestação aos autos do processo por erro sistêmico impede a configuração da revelia e impõe a anulação da sentença proferida com base nela.\" (Rel. Des. Adilson de Araujo, J. em 29/10/2024)
  • TJSP (33ª Câmara de Direito Privado) - Agravo de Instrumento Acórdão/TJSP - Matão
    \"Contagem do prazo processual para contestação que não pode ser iniciada logo no próximo dia útil subsequente, reservado como data da prática do ato processual realizado no dia em que não houve expediente forense.\" (Rel. Des. Sá Duarte, J. em 02/09/2024)

CONCLUSÃO

Diante do exposto, em respeito ao princípio do contraditório e da ampla defesa, reconhecidos pela Constituição Federal de 1988, art. 5º, LV, e considerando que a contestação foi protocolada dentro do prazo legal, voto no sentido de:

  1. Conhecer o recurso interposto pela parte ré;
  2. Dar provimento ao recurso para afastar a revelia e reconhecer a tempestividade da contestação apresentada;
  3. Determinar o regular prosseguimento do feito, com a análise da defesa apresentada;
  4. Condenar a parte autora ao pagamento das custas processuais e honorários advocatícios, fixados em 10% sobre o valor atualizado da causa, nos termos do art. 85, §2º, do CPC/2015.

DISPOSITIVO

Pelo exposto, voto por DAR PROVIMENTO ao recurso, nos termos acima delineados.

Sala das Sessões, data.

___________________________
Magistrado(a)


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Agravo Interno: Recurso Especial Considerado Intempestivo pela Interpretação Equivocada do Prazo Recursal

Modelo de Agravo Interno: Recurso Especial Considerado Intempestivo pela Interpretação Equivocada do Prazo Recursal

Publicado em: 16/09/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de agravo interno contra decisão que considerou intempestivo recurso especial, com base na Lei 11.419/2006, que define o início da contagem do prazo recursal a partir do primeiro dia útil seguinte à publicação eletrônica do acórdão.

Acessar

Modelo de Embargos de Declaração em Face de Indeferimento de Recurso Especial por Intempestividade

Modelo de Embargos de Declaração em Face de Indeferimento de Recurso Especial por Intempestividade

Publicado em: 01/10/2024 CivelProcesso Civil

Modelo de embargos de declaração contra decisão que indeferiu recurso especial por intempestividade, sendo que o Tribunal de origem reconheceu a tempestividade do recurso. A peça requer a correção da omissão e o seguimento do recurso.

Acessar

Modelo de Pedido de Desclassificação de Crime com Fundamentação no CPP, Art. 419

Modelo de Pedido de Desclassificação de Crime com Fundamentação no CPP, Art. 419

Publicado em: 12/06/2023 CivelProcesso Civil

Petição jurídica solicitando a desclassificação de crime com fundamento no artigo 419 do Código de Processo Penal, argumentando que os fatos narrados na denúncia não correspondem à tipificação penal atribuída ao acusado. Apresenta embasamento jurídico, cita princípios constitucionais como a presunção de inocência e o in dubio pro reo, e traz precedentes jurisprudenciais relevantes. Além disso, requer produção de provas e manifestação do Ministério Público.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.