Modelo de Embargos de Declaração contra Decisão que Indeferiu Pedido de Justiça Gratuita por Suposta Capacidade Financeira dos Requerentes
Publicado em: 15/10/2024 Processo CivilEMBARGOS DE DECLARAÇÃO
1. ENDEREÇAMENTO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da 3ª Vara Cível da Comarca de Barueri – SP
2. IDENTIFICAÇÃO DAS PARTES
Processo nº 1011488-85.2024.8.26.0068
A. C. S. de O., brasileira, solteira, auxiliar administrativa, portadora do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, e J. M. de O., brasileiro, casado, motorista, portador do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, ambos residentes e domiciliados na Rua Exemplo, nº 123, Bairro Jardim das Flores, Barueri/SP, endereço eletrônico: anaoliveira@email.com, por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato anexo), com escritório profissional situado na Rua dos Advogados, nº 456, Centro, Barueri/SP, endereço eletrônico: advogado@email.com, vêm, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 1.022, opor os presentes:
EMBARGOS DE DECLARAÇÃO
em face da r. decisão interlocutória que indeferiu o pedido de gratuidade da justiça, conforme os fundamentos que passa a expor.
3. SÍNTESE DA DECISÃO EMBARGADA
Trata-se de decisão proferida por este juízo que indeferiu o pedido de concessão dos benefícios da justiça gratuita formulado pelos autores, sob o fundamento de que a declaração de hipossuficiência possui presunção relativa e que, diante da ausência de documentos comprobatórios e da existência de movimentações bancárias superiores a três salários mínimos, restou evidenciada a capacidade financeira dos requerentes.
A decisão se baseou em informações obtidas via sistema Sisbajud, bem como na ausência de juntada de documentos adicionais solicitados judicialmente.
4. TEMPESTIVIDADE
A presente medida é tempestiva, uma vez que a decisão embargada foi publicada no Diário da Justiça Eletrônico em 08/04/2024 (segunda-feira), iniciando-se o prazo no dia útil subsequente, conforme CPC/2015, art. 224. Assim, o prazo de 5 (cinco) dias previsto no CPC/2015, art. 1.023, caput, está sendo rigorosamente observado.
5. FUNDAMENTOS DOS EMBARGOS
A decisão embargada padece de omissão e obscuridade, nos termos do CPC/2015, art. 1.022, I e II, ao deixar de considerar elementos relevantes trazidos aos autos e ao não esclarecer adequadamente os critérios utilizados para indeferir o pedido de justiça gratuita.
Os embargantes, ao requererem o benefício, apresentaram declaração de hipossuficiência, conforme preceitua o CPC/2015, art. 99, §3º, e alegaram expressamente que não possuem condições de arcar com as custas processuais sem prejuízo do sustento próprio e de sua família.
A decisão, contudo, não enfrentou de forma clara e suficiente os argumentos relativos à situação pessoal dos autores, especialmente quanto à instabilidade financeira, à ausência de renda fixa e à composição familiar. Ademais, a movimentação bancária apontada não foi contextualizada com a realidade econômica dos autores, tampouco considerada a natureza das transações (transferências entre contas próprias, por exemplo).
Assim, requer-se o saneamento da omissão e da obscuridade apontadas, com a devida apreciação dos elementos que demonstram a real hipossuficiência dos embargantes."'>...