Modelo de Habeas Corpus com Pedido de Liminar para Dispensa de Fiança em Caso de Violência Doméstica com Base na Hipossuficiência do Paciente
Publicado em: 05/12/2024 Direito Penal Processo PenalHABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR
EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DO JUÍZO DE VIOLÊNCIA DOMÉSTICA DA COMARCA DE RIO VERDE - GOIÁS
Impetrante: Defesa de W. C. dos S.
Paciente: W. C. dos S.
Autoridade Coatora: Juízo de Direito do Juizado de Violência Doméstica da Comarca de Rio Verde - Goiás
PREÂMBULO
A Defesa de W. C. dos S., já qualificado nos autos, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no art. 5º, inciso LXVIII, da Constituição Federal, bem como nos arts. 647 e 648 do Código de Processo Penal, impetrar o presente HABEAS CORPUS COM PEDIDO DE LIMINAR, em favor do Paciente, em razão de constrangimento ilegal imposto pela autoridade coatora, conforme os fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Paciente, W. C. dos S., foi preso em flagrante no dia 03 de dezembro de 2024, pela suposta prática dos crimes previstos no art. 129, §13, art. 147 e art. 163, todos do Código Penal, com incidência da Lei nº 11.340/2006, contra a vítima K. de O. B..
Após a homologação do auto de prisão em flagrante, a autoridade coatora concedeu liberdade provisória ao Paciente mediante o pagamento de fiança arbitrada no valor de R$ 1.412,00 (mil quatrocentos e doze reais). Contudo, o Paciente é pessoa hipossuficiente, sendo incapaz de arcar com tal valor, o que o mantém em situação de privação de liberdade.
O Paciente é primário, possui bons antecedentes, reside em imóvel alugado, sustenta uma filha menor e está sendo representado por este advogado que atua pro bono, dada sua condição de pobreza.
DO DIREITO
A Constituição Federal, em seu art. 5º, inciso LXVI, estabelece que "ninguém será levado à prisão ou nela mantido quando a lei admitir a liberdade provisória, com ou sem fiança". O Código de Processo Penal, por sua vez, em seu art. 350, prevê a possibilidade de concessão de liberdade provisória sem fiança nos casos em que o réu demonstrar hipossuficiência.
O Paciente, conforme amplamente demonstrado, é pessoa pobre, não possuindo condições financeiras para arcar com o valor arbitrado a título de fiança. Tal situaç"'>...