Modelo de Pedido de Restituição de Fiança em Processo Penal Arquivado por Prescrição

Publicado em: 18/12/2024 Direito Penal Processo Penal
Petição inicial apresentada por A. J. dos S., requerendo a restituição do valor depositado a título de fiança, com fundamento no art. 120, §1º do CPP, em razão da extinção da punibilidade pela prescrição, conforme decisão transitada em julgado. O documento solicita a intimação do Ministério Público, a expedição de alvará judicial para levantamento do valor e a concessão de tramitação prioritária, caso aplicável. A petição aborda os fatos, fundamentos jurídicos e jurisprudências relacionadas à devolução da fiança.

EXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ª VARA CRIMINAL DA COMARCA DE ____________

Processo nº ____________

PREÂMBULO

REQUERENTE: A. J. dos S.
ADVOGADO: Dr. ____________, inscrito na OAB/___ sob o nº ____________, com escritório profissional situado à ____________, endereço eletrônico ____________.

REQUERIDO: Ministério Público do Estado de ____________.

A. J. dos S., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPP, art. 120, §1º, requerer a RESTITUIÇÃO DE FIANÇA, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.

DOS FATOS

O Requerente foi acusado de prática de crime previsto no Sistema Nacional de Armas, tendo sido arbitrada fiança para concessão de sua liberdade provisória. O processo foi arquivado definitivamente em 13 de setembro de 2022, em razão da extinção da punibilidade do acusado pela prescrição, conforme decisão transitada em julgado.

Decorridos mais de dois anos do arquivamento definitivo do processo, o valor da fiança permanece depositado judicialmente, sem que tenha sido solicitado ou restituído ao Requerente. Diante disso, busca-se, por meio da presente petição, a devolução do valor depositado a título de fiança.

DO DIREITO

A restituição da fiança encontra amparo no CPP, art. 120, §1º, que dispõe que, uma vez extinta a punibilidade, o valor depositado a título de fiança deve ser restituído ao acusado ou a quem de direito, salvo se houver determinação judicial em sentido contrário.

No caso em análise, a punibilidade foi extinta pela prescrição, conforme decisão judicial transitada em julgado. Não há qualquer determinação que impeça a restituição do valor da fiança, sendo, portanto, direito do Requerente reaver a quantia depositada.

Além disso, o princípio da proporcionalidade, previsto na CF/88, art. 5º, LIV, reforça que medidas cautelares, como a fiança, devem ser aplicadas de forma razoável e proporcional, não podendo subsistir após a extinção da punibilidade.

A doutrina também é pacífica ao afirmar que a fiança, enquanto medida cautelar, tem como finalidade garantir a presença do acusado nos atos pro"'>...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Segue o HTML com a simulação do voto do magistrado baseada no documento jurídico fornecido:

Simulação de Voto

I. Relatório

Trata-se de pedido de restituição de fiança formulado por A. J. dos S., com fundamento no art. 120, §1º, do Código de Processo Penal, em razão da extinção da punibilidade do requerente pela prescrição, conforme decisão transitada em julgado em 13 de setembro de 2022. O processo foi arquivado definitivamente, e o valor da fiança permanece depositado judicialmente sem que tenha sido restituído ao requerente. O Ministério Público foi devidamente intimado para manifestação.

II. Fundamentação

1. Dos Fatos e da Norma Aplicada

Conforme os autos, o requerente teve a punibilidade extinta por prescrição, nos termos do art. 107, IV, do Código Penal. Não há, nos autos, qualquer decisão que impeça a restituição da fiança, tampouco manifestação contrária do Ministério Público.

O art. 120, §1º, do Código de Processo Penal é claro ao dispor que, extinta a punibilidade, o valor depositado a título de fiança deve ser restituído ao acusado ou a quem de direito, salvo determinação judicial contrária, o que não se verifica no presente caso.

2. Da Proporcionalidade e do Direito Fundamental

A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, LIV, assegura o princípio do devido processo legal, que inclui a aplicação de medidas de forma proporcional e razoável. A manutenção de valores depositados a título de fiança, após a extinção da punibilidade, configura afronta a esse princípio, além de gerar enriquecimento sem causa por parte do Estado.

Ademais, a finalidade da fiança, como medida cautelar, é garantir a presença do acusado nos atos processuais e evitar a prática de novos crimes. Extinta a punibilidade, tal finalidade torna-se inexistente, devendo o valor ser restituído ao titular do depósito.

3. Da Jurisprudência

A jurisprudência nacional é pacífica no sentido da restituição de valores de fiança quando há extinção da punibilidade, conforme ilustram os seguintes precedentes:

  • STJ (6ª T.) - HABEAS CORPUS 728.814 - PR: "Extinta a punibilidade, não há razão para manter o valor da fiança depositado judicialmente, devendo ser restituído ao depositante."
  • TJSP (2ª Câmara de Direito Criminal) - Habeas Corpus Criminal Acórdão/TJSP: "A restituição da fiança é medida que se impõe diante da extinção da punibilidade, em observância ao princípio da proporcionalidade."

III. Dispositivo

Ante o exposto, com fundamento no art. 120, §1º, do Código de Processo Penal, e no art. 93, IX, da Constituição Federal, JULGO PROCEDENTE o pedido formulado por A. J. dos S. para determinar a restituição do valor depositado a título de fiança.

Determino, ainda, a expedição de alvará judicial para levantamento do valor, devendo o requerente informar, no prazo de cinco dias, os dados bancários para o depósito, caso seja necessário.

Intimem-se as partes e, após o trânsito em julgado, arquivem-se os autos com as cautelas de estilo.

É como voto.

[Assinatura do Magistrado]

Juiz(a) de Direito

Essa simulação de voto segue a estrutura formal e o raciocínio jurídico esperado de um magistrado, com base nos fundamentos legais e constitucionais apresentados no documento.


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Pedido de Restituição de Valor Pago a Título de Fiança em Processo Criminal com Absolvição Transitada em Julgado

Modelo de Pedido de Restituição de Valor Pago a Título de Fiança em Processo Criminal com Absolvição Transitada em Julgado

Publicado em: 23/01/2025 Direito Penal Processo Penal

Petição inicial apresentada ao Juízo Criminal requerendo a devolução integral do valor pago como fiança, em razão de decisão judicial que absolveu o Requerente das acusações, com trânsito em julgado. Fundamentada no CPP, art. 336 e CPP, art. 337 e no princípio da devolução patrimonial, a peça destaca a inexistência de débitos que justifiquem a retenção da quantia, além de citar precedentes jurisprudenciais que reforçam o pedido. O documento solicita também a intimação do Ministério Público, a atualização monetária do montante restituído e a condenação do Requerido ao pagamento de custas processuais, caso haja resistência.

Acessar

Modelo de Habeas Corpus com Pedido de Liminar para Dispensa de Fiança em Caso de Violência Doméstica com Base na Hipossuficiência do Paciente

Modelo de Habeas Corpus com Pedido de Liminar para Dispensa de Fiança em Caso de Violência Doméstica com Base na Hipossuficiência do Paciente

Publicado em: 05/12/2024 Direito Penal Processo Penal

Pedido de Habeas Corpus com liminar, impetrado em favor de W. C. dos S., perante o Juízo de Violência Doméstica da Comarca de Rio Verde/GO. O documento fundamenta a dispensa do pagamento de fiança devido à condição de hipossuficiência do paciente, que permanece preso injustamente. São apresentados argumentos com base nos princípios constitucionais da dignidade da pessoa humana e igualdade, jurisprudências e dispositivos do Código de Processo Penal, requerendo liberdade provisória sem fiança.

Acessar

Modelo de Embargos de Declaração – Correção de Tese Defensiva e Restituição de Fiança

Modelo de Embargos de Declaração – Correção de Tese Defensiva e Restituição de Fiança

Publicado em: 12/09/2024 Direito Penal Processo Penal

Modelo de embargos de declaração para sanar omissão em sentença penal absolutória, que não abordou a tese defensiva de absolvição pelo CPP, art. 386, I, e deixou de determinar a restituição da fiança.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.