Modelo de Impugnação ao Cumprimento de Sentença em Contrato de Locação com Alegação de Excesso de Execução e Inclusão Indevida de Tributos
Publicado em: 13/07/2024 Civel TributárioEXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ª VARA CÍVEL DA COMARCA DE __________
Processo nº __________
DEFESA EM CUMPRIMENTO DE SENTENÇA
Requerente: __________
Requerido: __________
PREÂMBULO
O Requerido, __________, já qualificado nos autos, por meio de seu advogado que esta subscreve, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar IMPUGNAÇÃO AO CUMPRIMENTO DE SENTENÇA, nos termos do CPC/2015, art. 525, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O presente cumprimento de sentença visa a cobrança de valores relacionados ao contrato de locação firmado entre as partes. Contudo, a execução está sendo realizada com a inclusão de valores referentes ao pagamento do DARF do Imposto de Renda sobre o aluguel mensal, o que contraria o disposto no contrato firmado, que estabelece que o locador seria o único responsável pelo pagamento de tais tributos, sem qualquer ônus à locatária.
O Requerido, ao ser surpreendido com a execução, verificou que os cálculos apresentados pelo exequente incluem valores indevidos, configurando excesso de execução.
DO DIREITO
A presente impugnação encontra amparo no CPC/2015, art. 525, que permite ao executado alegar, em sede de cumprimento de sentença, excesso de execução, desde que devidamente comprovado.
DA LEGISLAÇÃO LOCATÍCIA
Nos termos da Lei nº 8.245/1991 (Lei do Inquilinato), art. 22, inciso VIII, é obrigação do locador arcar com os tributos incidentes sobre o imóvel, salvo disposição contratual em contrário. No presente caso, o contrato firmado entre as partes expressamente estipula que o locador seria o único responsável pelo pagamento do DARF do Imposto de Renda sobre os aluguéis recebidos.
DA LEGISLAÇÃO TRIBUTÁRIA
Conforme o CTN, art. 121, o sujeito passivo da obrigação tributária principal é a pessoa obrigada ao pagamento do tributo, sendo o locador o responsável pelo recolhimento do Imposto de Renda sobre os aluguéis recebidos.
DA LEGISLAÇÃO CONSTITUCIONAL
A Constituição Federal de 1988, em seu art. 5º, incisos II e XXXV, assegura que ninguém será obrigado a fazer ou deixar de fazer algo senão em virtude de lei, bem como garante o acesso à justiça para a defesa de direitos lesados"'>...