Modelo de Peça Processual com Pedido de Usucapião Judicial e Contestação de Juros Abusivos
Publicado em: 08/05/2024 Processo CivilConsumidorPEÇA PROCESSUAL
PREÂMBULO
Excelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Cível da Comarca de __________.
Processo nº: (se houver)
Requerente: M. F. de S. L., brasileira, solteira, profissão, portadora do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliada na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________.
Requerido: C. E. da S., brasileiro, casado, profissão, portador do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, residente e domiciliado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, endereço eletrônico ____________.
MODELO DE USUCAPIÃO JUDICIAL
DOS FATOS
A Requerente, M. F. de S. L., possui a posse mansa, pacífica e ininterrupta do imóvel situado na Rua ____________, nº ___, Bairro ____________, Cidade ____________, Estado ____________, há mais de 15 (quinze) anos, sem qualquer oposição ou contestação por parte de terceiros. O imóvel em questão não possui registro em nome da Requerente, mas esta exerce sobre ele todos os atos de domínio, como se proprietária fosse.
DO DIREITO
A usucapião é instituto jurídico previsto na Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 183) e no Código Civil Brasileiro de 2002 (CCB/2002, art. 1.238). A Requerente preenche todos os requisitos legais para a declaração de usucapião, uma vez que exerce a posse do imóvel de forma contínua, pacífica e com animus domini há mais de 15 anos.
JURISPRUDÊNCIAS
Documento 1: Ação de exibição de documentos. Sentença que extinguiu o feito, sem julgamento do mérito. Inconformismo dos autores. Apelação dos autores que objetivam a reforma da r. sentença que julgou a ação sem resolução de mérito. Recurso desprovido. (REsp. 1349453/MS/STJ, Relator Ministro Luís Felipe Salomão, Segunda Seção, j. em 10/12/2014, DJe 02/02/2015).
Documento 2: Contrato bancário. Empréstimo consignado. Ação cominatória c/c reparação de danos. Indeferimento da petição inicial afastado. Sentença anulada. Apelação provida. (TJSP, 12ª Câmara de Direito Privado, Apelação Cível 1006002-13.2023.8.26.0438, Rel. Des. Sandra Galhardo Esteves, J. em 05/06/2024).
DOS PEDIDOS
Diante do exposto, requer:
- A citação do Requerido para, querendo, apresentar contestação no prazo legal;
- A procedênc"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: