Modelo de Pedido de Ação Rescisória para Desconstituição de Decisão Judicial por Violação de Norma JurÃdica e Erro de Fato em Contrato de Fornecimento de CombustÃveis
Publicado em: 14/12/2023 ConsumidorEmpresaAÇÃO RESCISÓRIA
PREÂMBULO
ExcelentÃssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara CÃvel da Comarca de ___.
A. J. dos S., brasileiro, casado, empresário, portador do CPF nº ___, residente e domiciliado na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, CEP ___, endereço eletrônico ___, por meio de seu advogado que esta subscreve, com escritório profissional situado na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, CEP ___, endereço eletrônico ___, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência propor:
AÇÃO RESCISÓRIA
Em face de Distribuidora de CombustÃveis XYZ Ltda., pessoa jurÃdica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº ___, com sede na Rua ___, nº ___, Bairro ___, Cidade ___, Estado ___, CEP ___, endereço eletrônico ___, pelos fatos e fundamentos que passa a expor.
DOS FATOS
O autor celebrou contrato de fornecimento de combustÃveis com a ré, Distribuidora de CombustÃveis XYZ Ltda., para abastecimento de sua rede de postos. Contudo, a ré, de forma reiterada, praticou preços abusivos, superiores aos valores de mercado, prejudicando a atividade econômica do autor e violando os princÃpios da boa-fé objetiva e do equilÃbrio contratual.
A decisão rescindenda, proferida pelo Tribunal de Justiça do Estado de ___, transitou em julgado em ___, e manteve a validade do contrato, desconsiderando as provas apresentadas pelo autor que demonstravam a prática de preços abusivos pela ré. Tal decisão violou manifestamente norma jurÃdica e incorreu em erro de fato, conforme será demonstrado.
DO DIREITO
A presente ação rescisória encontra fundamento nos arts. 966, V e VIII, do CPC/2015, que autorizam a desconstituição de decisão transitada em julgado quando houver violação manifesta a norma jurÃdica ou erro de fato.
A prática de preços abusivos pela ré viola o princÃpio da boa-fé objetiva, previsto no CCB/2002, art. 422, bem como o princÃpio do equilÃbrio contratual, que visa assegurar condições justas e equitativas nas relações contratuais. Ademais, a conduta da ré afronta o disposto no CDC, art. 39, V, que proÃbe a exigência de vantagem manifestamente excessiva do consumidor.
O erro de fato, por sua vez, está configurado na admissão, pela decisão rescindenda, de que os preços praticados pela ré estavam em conformidade com o mercado, quando as provas apresentadas demonstravam o contrário. Tal erro comprometeu a análise da controvérsia e resultou em decisão injusta.
Doutrinariamente, ensina Maria Helena Diniz que "a ação rescisória é instrumento processual destinado a corrigi"'>...