Modelo de Pedido de Extinção do Processo Sem Resolução do Mérito por Descumprimento de Ordem Judicial - INSS
Publicado em: 29/07/2024 Direito PrevidenciárioEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) FEDERAL DA ___ª VARA PREVIDENCIÁRIA DA SEÇÃO JUDICIÁRIA DE [LOCALIDADE]
Processo nº: [inserir número do processo]
Requerente: [Nome completo do requerente, qualificação completa, CPF, endereço eletrônico, domicílio e residência]
Requerido: Instituto Nacional do Seguro Social - INSS
PREÂMBULO
[Nome do Requerente], já qualificado nos autos, por intermédio de seu advogado que esta subscreve, com endereço profissional indicado no rodapé desta petição, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento no CPC/2015, art. 485, requerer a EXTINÇÃO DO PROCESSO SEM RESOLUÇÃO DO MÉRITO, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O presente processo foi ajuizado com o objetivo de [descrever brevemente o objeto da ação]. Contudo, verifica-se que a parte autora não atendeu à determinação judicial para [descrever o ato processual não cumprido, como a juntada de procuração específica ou outro documento essencial], mesmo após ter sido concedido prazo razoável para tanto.
Tal inércia caracteriza descumprimento de ordem judicial, o que, nos termos da legislação processual vigente, enseja a extinção do processo sem resolução do mérito.
DO DIREITO
Nos termos do CPC/2015, art. 485, IV, o processo será extinto sem resolução do mérito quando o autor deixar de promover os atos e diligências que lhe competem, ensejando o abandono da causa ou o descumprimento de determinação judicial essencial ao regular andamento do feito.
Além disso, o CPC/2015, art. 76, §1º, I, estabelece que, quando a parte não regularizar sua representação processual no prazo concedido pelo juízo, o processo será extinto sem resolução do mérito. Tal previsão visa a assegurar a regularidade processual e a prevenir prejuízos às partes e à administração da justiça.
No caso em tela, a parte autora foi devidamente intimada para [descrever a determinação judicial, como a juntada de procuração específica ou outro documento essencial], mas permaneceu inerte, não apresentando justificativa plausível para o descumprimento da ordem judicial.
Portanto, resta configurada a hipótese de extinção do processo sem resolução do mérito, conforme previsto nos dispositivos legais acima"'>...