Modelo de Pedido de Habeas Corpus para Revogação de Prisão Preventiva: Constrangimento Ilegal, Falta de Provas e Excesso de Prazo
Publicado em: 03/01/2025 Direito Penal Processo PenalHABEAS CORPUS
PREÂMBULO
ExcelentÃssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de __________.
Impetrante: [Nome completo do advogado, OAB/UF nº ___]
Paciente: [Nome do acusado, qualificação completa]
Autoridade Coatora: [Autoridade responsável pela prisão preventiva]
O advogado que esta subscreve, com fundamento no art. 5º, inciso LXVIII da Constituição Federal de 1988, bem como nos artigos 647 e 648 do Código de Processo Penal, impetra o presente HABEAS CORPUS, em favor do Paciente, que se encontra ilegalmente preso, conforme os fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
O Paciente encontra-se preso preventivamente desde o dia 03 de dezembro de 2024, sob a acusação de prática do crime de estupro de vulnerável, previsto no CP, art. 217-A. A vÃtima, uma criança de 03 (três) anos de idade, é portadora de prolapsos retais desde os 07 (sete) meses de vida, condição que, segundo médicos especialistas, pode causar sangramentos e outras alterações fÃsicas semelhantes à s descritas no exame pericial.
Contudo, as autoridades responsáveis pelo caso, incluindo a Delegada, o Ministério Público e o Juiz, não apreciaram a existência da referida doença relatada pela mãe da vÃtima em declaração prestada na Delegacia. Além disso, o laudo pericial apresentado não seguiu as exigências da medicina legal, não havendo coleta de sêmen, sangue, saliva ou qualquer outro material que pudesse comprovar a autoria do crime.
O Paciente é servidor público municipal há mais de 21 anos, trabalhando em sala de aula com crianças, possui residência fixa e é estudante de Direito. O suposto crime não ocorreu no local de trabalho ou em repartição similar. Ademais, o Paciente encontra-se preso há mais de 30 (trinta) dias sem que a autoridade policial tenha finalizado o inquérito policial, não tendo sido apresentado, até o momento, o relatório do inquérito.
DO DIREITO
A prisão preventiva do Paciente configura manifesto constrangimento ilegal, uma vez que não estão presentes os requisitos previstos no art. 312 do Código de Processo Penal, que exige a demonstração concreta de perigo à ordem pública, à instrução criminal ou à aplicação da lei penal.
"'>...