Modelo de Pedido de Suspensão de Julgamento de Apelação em Ação de Reintegração de Posse em Razão de Conexão com Ações de Dissolução Societária e Prestação de Contas

Publicado em: 11/04/2025 CivelProcesso CivilEmpresa Direito Imobiliário
Petição dirigida ao Tribunal de Justiça solicitando a suspensão do julgamento de recurso de apelação interposto em ação de reintegração de posse, fundamentada na existência de ações conexas (dissolução societária com apuração de haveres e prestação de contas) que impactam diretamente a titularidade do imóvel em disputa. A parte requerente, compromissária compradora do imóvel, alega risco de dano grave e de difícil reparação, além de probabilidade de provimento do recurso, nos termos do CPC/2015, art. 1.012, § 4º. A petição também requer, de forma subsidiária, a concessão de efeito suspensivo ao recurso de apelação.

PETIÇÃO DE PEDIDO DE SUSPENSÃO DE JULGAMENTO DE RECURSO DE APELAÇÃO

EXCELENTÍSSIMO SENHOR DESEMBARGADOR PRESIDENTE DO TRIBUNAL DE JUSTIÇA DO ESTADO DE [INSERIR ESTADO]

1. QUALIFICAÇÃO DAS PARTES

A. B. C. LTDA., pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº 00.000.000/0001-00, com sede na Rua das Flores, nº 123, Bairro Centro, CEP 00000-000, na cidade de [inserir cidade/UF], endereço eletrônico: [email protected], neste ato representada por seu advogado infra-assinado (instrumento de mandato anexo), vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fulcro no CPC/2015, art. 1.012, § 4º, requerer o presente:

PEDIDO DE SUSPENSÃO DE JULGAMENTO DE RECURSO DE APELAÇÃO

nos autos do processo nº [inserir número do processo], em trâmite perante a [inserir vara e comarca], em que figura como apelante J. M. dos S. e outro, e como apelada a ora requerente, pelas razões de fato e de direito a seguir expostas.

2. SÍNTESE FÁTICA

A presente demanda versa sobre ação de reintegração de posse ajuizada pelos compromissários vendedores, J. M. dos S. e M. L. da S., contra a ora requerente, A. B. C. LTDA., compromissária compradora de imóvel objeto de compromisso de compra e venda.

Ocorre que a empresa compromissária vendedora, J. M. dos S. e outro, encontra-se atualmente em litígio societário, havendo ação de dissolução de sociedade cumulada com apuração de haveres, na qual o imóvel objeto da presente demanda está incluído como bem a ser partilhado.

Paralelamente, tramita também ação de prestação de contas proposta pela compromissária vendedora contra um de seus sócios, o qual, inclusive, já reconheceu nos autos da presente ação que recebeu integralmente o valor ajustado no contrato de compra e venda, concedendo quitação plena à compromissária compradora.

Apesar disso, a sentença proferida na ação de reintegração de posse foi favorável aos compromissários vendedores, determinando a desocupação do imóvel pela ora requerente, decisão esta objeto de recurso de apelação interposto e atualmente pendente de julgamento.

3. DOS FUNDAMENTOS DO PEDIDO DE SUSPENSÃO

O presente pedido de suspensão do julgamento do recurso de apelação fundamenta-se na existência de risco de dano grave e de difícil reparação à compromissária compradora, ora requerente, caso o recurso seja julgado antes da resolução definitiva das ações conexas de prestação de contas e dissolução societária.

O imóvel objeto da lide encontra-se diretamente envolvido na apuração de haveres da sociedade compromissária vendedora, sendo, portanto, imprescindível a suspensão do julgamento da apelação até que se esclareça a titularidade e a regularidade da alienação realizada.

Ademais, a existência de quitação expressa por um dos sócios da compromissária vendedora reforça a tese de que a posse exercida pela requerente é legítima, e que a reintegração pretendida pelos autores da ação originária configura medida precipitada e potencialmente lesiva.

Assim, a continuidade do julgamento da apelação, sem a prévia resolução das ações conexas, poderá ensejar grave insegurança jurídica e prejuízo irreversível à parte ora requerente, que poderá ser compelida a desocupar o imóvel mesmo tendo cumprido integralmente suas obrigações contratuais.

4. DO DIREITO

O CPC/2015, art. 1.012, § 4º, dispõe que o relator poderá atribuir efeito suspensivo ao recurso de apelação quando houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação...

Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina:


Copyright LEGJUR
Todos os modelos de documentos do site Legjur são de uso exclusivo do assinante. É expressamente proibida a reprodução, distribuição ou comercialização destes modelos sem a autorização prévia e por escrito da Legjur.
Informações complementares

Simulação de Voto

VOTO DO RELATOR

Trata-se de pedido de suspensão do julgamento do recurso de apelação interposto nos autos da ação de reintegração de posse, proposta por J. M. dos S. e M. L. da S. contra a empresa A. B. C. LTDA., sob a alegação de que o referido imóvel encontra-se em litígio societário e que o valor pactuado no contrato de compra e venda foi integralmente quitado, conforme declaração de um dos sócios da parte autora.

Preliminarmente, conheço do pedido, por estarem presentes os requisitos de admissibilidade, nos termos do CPC/2015, art. 1.012, § 4º.

Passo à análise do mérito.

I - Dos Fatos

Conforme narrado, a controvérsia gira em torno da posse de imóvel objeto de compromisso de compra e venda. A empresa requerida, ora apelante, alega ter quitado integralmente o valor do contrato, conforme reconhecimento expresso de um dos sócios da parte autora.

Ademais, tramita paralelamente ação de dissolução de sociedade cumulada com apuração de haveres e ação de prestação de contas, ambas conexas à presente controvérsia. O imóvel em discussão encontra-se inserido no conjunto de bens da sociedade em dissolução.

Nesse cenário, a sentença proferida foi favorável aos autores, determinando a reintegração de posse, contra a qual foi interposto recurso de apelação ainda pendente de julgamento.

II - Do Direito

O CPC/2015, art. 1.012, § 4º, dispõe que o relator poderá, a pedido da parte, atribuir efeito suspensivo ao recurso de apelação quando houver risco de dano grave, de difícil ou impossível reparação, ou quando ficar demonstrada a probabilidade de provimento do recurso.

No presente caso, entendo presentes ambos os requisitos legais.

  • Risco de dano grave e de difícil reparação: A retirada da parte apelante do imóvel, antes da decisão final nas ações correlatas, pode causar prejuízo irreparável, inclusive com perda do bem de uso e moradia ou atividade econômica, além da insegurança jurídica.
  • Probabilidade de provimento do recurso: A existência de quitação integral por um dos sócios da parte vendedora e a pendência de ações que buscam a apuração da titularidade do bem demonstram elementos que podem conduzir à reforma da sentença.

Além disso, o princípio da segurança jurídica (CF/88, art. 5º, caput) e da boa-fé objetiva (CCB/2002, art. 422) devem ser observados, resguardando-se a parte que cumpriu integralmente suas obrigações contratuais.

É dever do Judiciário, conforme a CF/88, art. 93, IX, fundamentar suas decisões de forma clara e precisa, assegurando o devido processo legal e a ampla defesa, o que ora se cumpre.

III - Da Jurisprudência

Colaciono decisões recentes que corroboram com o entendimento ora esposado:

TJSP (14ª Câmara de Direito Privado) - Pedido de Efeito Suspensivo à Apelação Acórdão/TJSP

“Estão presentes os requisitos necessários ao deferimento do efeito suspensivo, tendo em vista a possibilidade da ocorrência de dano grave e de difícil reparação. Situação excepcional que justifica a concessão do efeito suspensivo. PEDIDO DEFERIDO.”

TJSP (15ª Câmara de Direito Privado) - Pedido de Efeito Suspensivo à Apelação Acórdão/TJSP

“Para a concessão de efeito suspensivo, deve-se verificar a probabilidade de provimento do recurso ou o risco de dano irreparável.”

IV - Conclusão

Diante de todo o exposto, com fundamento no CPC/2015, art. 1.012, § 4º, e na CF/88, art. 93, IX, defiro o pedido de suspensão do julgamento do recurso de apelação, até que haja decisão final nas ações conexas de prestação de contas e dissolução de sociedade cumulada com apuração de haveres.

Em caráter subsidiário, caso não se entenda pela suspensão integral, concedo efeito suspensivo ao recurso de apelação interposto nos autos da ação de reintegração de posse, a fim de evitar dano grave e de difícil reparação à parte ora apelante.

É como voto.

[Nome do Desembargador Relator]
Desembargador Relator


solicite seu modelo personalizado

Solicite Seu Modelo de Peça Processual Personalizado!

Sabemos que cada processo é único e merece um modelo de peça processual que reflita suas especificidades. Por isso, oferecemos a criação de modelos de peças processuais personalizados, partindo de um modelo básico adaptável às suas exigências. Com nosso serviço, você tem a segurança de que sua documentação jurídica será profissional e ajustada ao seu caso concreto. Para solicitar seu modelo personalizado, basta clicar no link abaixo e nos contar sobre as particularidades do seu caso. Estamos comprometidos em fornecer a você uma peça processual que seja a base sólida para o seu sucesso jurídico. Solicite aqui

Outras peças semelhantes

Modelo de Manifestação dos Requeridos com Pedido de Reconhecimento de Conexão e Reunião de Processos em Ação de Reintegração de Posse e Usucapião Extraordinário

Modelo de Manifestação dos Requeridos com Pedido de Reconhecimento de Conexão e Reunião de Processos em Ação de Reintegração de Posse e Usucapião Extraordinário

Publicado em: 03/04/2025 CivelProcesso CivilEmpresa Direito Imobiliário

Petição de manifestação apresentada pelos requeridos, K. A. do P., A. da S. e B. D. da S., no âmbito de uma ação de reintegração de posse, visando ao reconhecimento de conexão com ação de usucapião extraordinário que versa sobre o mesmo imóvel. Fundamentada no CPC/2015, art. 55, §§ 1º, 2º e 3º, a manifestação requer a reunião dos processos para julgamento conjunto, com o objetivo de evitar decisões conflitantes, assegurando a economia processual e a segurança jurídica. A petição ainda traz precedentes jurisprudenciais que sustentam a necessidade da conexão processual e solicita, subsidiariamente, a suspensão do processo possessório até o julgamento da ação de usucapião.

Acessar

Modelo de Manifestação para Reconhecimento de Conexão entre Ação de Reintegração de Posse e Reconhecimento de União Estável com Usucapião Especial

Modelo de Manifestação para Reconhecimento de Conexão entre Ação de Reintegração de Posse e Reconhecimento de União Estável com Usucapião Especial

Publicado em: 30/09/2024 CivelProcesso CivilEmpresa Direito Imobiliário

Documento jurídico no qual a parte requerente apresenta manifestação em processo de reintegração de posse, pleiteando o reconhecimento de conexão com outra ação de reconhecimento de união estável, que discute o usucapião especial do mesmo imóvel. São destacados os fundamentos previstos no art. 55, caput e §3º, do CPC/2015, que tratam da conexão de ações para evitar decisões conflitantes, bem como jurisprudências que reforçam a necessidade de julgamento conjunto em casos similares. O requerimento inclui a reunião dos processos e a adoção de medidas para garantir a segurança jurídica e a uniformidade das decisões judiciais.

Acessar

Modelo de Ação de Dissolução Parcial de Sociedade Empresária com Apuração de Haveres em Razão da Inviabilidade da Convivência Societária e Desaparecimento da Affectio Societatis

Modelo de Ação de Dissolução Parcial de Sociedade Empresária com Apuração de Haveres em Razão da Inviabilidade da Convivência Societária e Desaparecimento da Affectio Societatis

Publicado em: 01/08/2023 CivelProcesso CivilEmpresa Direito Imobiliário

Este documento trata de uma Ação de Dissolução Parcial de Sociedade Empresária cumulada com Apuração de Haveres, fundamentada no desaparecimento da "affectio societatis" entre os sócios. A petição inicial expõe os fatos que levaram à insustentabilidade da relação societária, descrevendo a necessidade de liquidação dos haveres do sócio retirante em conformidade com o Código Civil (art. 1.031) e o Código de Processo Civil (art. 599). O documento aborda os fundamentos jurídicos, doutrina e jurisprudências aplicáveis, além de apresentar os pedidos, incluindo a realização de perícia contábil e a designação de audiência de conciliação.

Acessar

Você está prestes a dar um passo crucial para aperfeiçoar a sua prática jurídica! Bem-vindo ao LegJur, seu recurso confiável para o universo do Direito.

Ao adquirir a assinatura do nosso site, você obtém acesso a um repositório completo de modelos de petição. Preparados por especialistas jurídicos com vasta experiência na área, nossos modelos abrangem uma ampla gama de situações legais, permitindo que você tenha uma base sólida para elaborar suas próprias petições, economizando tempo e garantindo a excelência técnica.

Mas a LegJur oferece muito mais do que isso! Com a sua assinatura, você também terá acesso a uma biblioteca abrangente de eBooks jurídicos, conteúdo atualizado de legislação, jurisprudência cuidadosamente selecionada, artigos jurídicos de alto nível e provas anteriores do Exame da Ordem. É tudo o que você precisa para se manter atualizado e preparado na sua carreira jurídica.

Na LegJur, temos o objetivo de fornecer as ferramentas essenciais para estudantes e profissionais do Direito. Quer você esteja se preparando para um processo, estudando para um concurso ou apenas buscando expandir seu conhecimento jurídico, a LegJur é a sua parceira confiável.

Investir na assinatura LegJur é investir na sua carreira, no seu futuro e no seu sucesso. Junte-se a nós e veja por que a LegJur é uma ferramenta indispensável no mundo jurídico.

Clique agora para fazer a sua assinatura e revolucione a maneira como você lida com o Direito. LegJur: seu parceiro para uma carreira jurídica brilhante.

Assine já e tenha acesso imediato a todo o conteúdo
Veja aqui o que o legjur pode lhe oferecer

Assinatura Mensal

Assine o LegJur e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos! Cancele a qualquer hora.

R$ 29,90

À vista

1 mês

Acesse o LegJur por 1 mês e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 39,90

Parcele em até 3x sem juros

3 meses

Equilave a R$ 39,96 por mês

Acesse o LegJur por 3 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 119,90

Parcele em até 6x sem juros

6 meses

Equilave a R$ 32,48 por mês

Acesse o LegJur por 6 meses e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 194,90

Parcele em até 6x sem juros

12 meses + 2 meses de Brinde

Equilave a R$ 24,90 por mês

Acesse o LegJur por 1 ano e desfrute de acesso ilimitado a um vasto acervo de informações e recursos jurídicos!

R$ 349,90

Parcele em até 10x sem juros

A cópia de conteúdo desta área está desabilitada, para copiar o conteúdo você deve ser assinante do site.