Modelo de Petição de Desistência de Representação Criminal
Publicado em: 16/05/2024 Direito Penal Processo PenalExcelentíssimo Senhor Doutor Juiz de Direito da ___ Vara Criminal da Comarca de [Cidade/Estado]
Processo nº: [Número do Processo]
Querelante: [Nome do Querelante], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portador do RG nº [número] e CPF nº [número], residente e domiciliado na [Endereço do Querelante].
Querelados: [Nome dos Querelados], [Nacionalidade], [Estado Civil], [Profissão], portadores dos RG nº [número] e CPF nº [número], residentes e domiciliados na [Endereço dos Querelados].
PETIÇÃO DE DESISTÊNCIA DE REPRESENTAÇÃO CRIMINAL
[Nome do Querelante], já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, requerer a desistência da representação criminal, pelos motivos de fato e de direito a seguir expostos.
I. DOS FATOS
O querelante impetrou queixa-crime junto à Delegacia de Polícia de [Cidade/Estado], que resultou na instauração do presente processo criminal contra os querelados, que até o momento não foram ouvidos na delegacia. O querelante, no entanto, decidiu desistir da representação criminal, optando por não prosseguir com a ação penal.
II. DO DIREITO
Fundamento Legal e Constitucional
O CP, art. 102, prevê que "o ofendido, ou seu representante legal, poderá, a todo tempo, antes de oferecida a denúncia, desistir da representação".
A CF/88, art. 5º, XXXV, assegura que "a lei não excluirá da apreciação do Poder Judiciário lesão ou ameaça a direito", garantindo ao querelante o direito de desi"'>...