Modelo de Petição Inicial para Pedido de Falência por Credor com Base na Lei 11.101/2005
Publicado em: 21/06/2023 EmpresaPETIÇÃO INICIAL PARA PEDIDO DE FALÊNCIA POR CREDOR
EXCELENTÍSSIMO SENHOR DOUTOR JUIZ DE DIREITO DA ___ VARA DE FALÊNCIAS E RECUPERAÇÕES JUDICIAIS DA COMARCA DE __________
Distribuição por dependência
(Nome completo do credor), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede na __________, endereço eletrônico __________, neste ato representada por seu procurador, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, com fundamento na Lei 11.101/2005, art. 94, I, propor a presente
AÇÃO DE FALÊNCIA
em face de (Nome completo do devedor), pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº __________, com sede na __________, endereço eletrônico __________, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
O credor, ora requerente, é titular de crédito líquido, certo e exigível no valor de R$ __________ (valor por extenso), conforme comprovam os documentos anexos (títulos de crédito, contratos ou outros documentos hábeis).
O devedor, ora requerido, deixou de cumprir suas obrigações de pagamento, configurando a impontualidade injustificada, conforme previsto na Lei 11.101/2005, art. 94, I. A dívida encontra-se vencida desde __________, sem que o requerido tenha apresentado qualquer justificativa plausível ou tenha realizado o pagamento devido.
Além disso, o credor tentou, por diversas vezes, solucionar a questão de forma amigável, sem sucesso, conforme demonstram as notificações extrajudiciais anexadas.
DO DIREITO
A presente ação encontra fundamento no disposto na Lei 11.101/2005, art. 94, I, que estabelece que a falência pode ser requerida pelo credor com base na impontualidade injustificada do devedor, desde que o crédito seja líquido, certo e exigível.
O crédito do requerente preenche todos os requisitos legais, sendo líquido (quantia determinada), certo (incontroverso) e exigível (vencido e não pago). Ademais, a impontualidade do devedor é evidente, conforme demonstram os documentos anexos.
Conforme a doutrina de Fábio Ulhoa Coelho, "a falência é um processo de execução coletiva que visa à satisfação dos credores, mediante a realização do ativo e o pagamento do passivo do devedor insolvente". Assim, o pedido de falência é medida necessária para garantir a tutela dos direitos"'>...