Modelo de Reclamação Trabalhista por Condições Inadequadas de Trabalho, Falta de Contribuições Previdenciárias e Pedido de Indenização por Danos Morais e Materiais
Publicado em: 13/12/2024 Civel Direito Previdenciário Trabalhista Processo do TrabalhoEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DA ___ VARA DO TRABALHO DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
Reclamante: [Nome completo da Reclamante]
Reclamada: [Razão Social da Reclamada]
PREÂMBULO
Por meio da presente, [Nome completo da Reclamante], nacionalidade, estado civil, profissão, portadora do CPF nº [número], RG nº [número], residente e domiciliada em [endereço completo], com endereço eletrônico [e-mail], vem, respeitosamente, por meio de seu advogado, com endereço profissional em [endereço do advogado], propor a presente:
RECLAMAÇÃO TRABALHISTA
Em face de [Razão Social da Reclamada], inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede em [endereço completo da empresa], pelos fatos e fundamentos a seguir expostos:
DOS FATOS
A Reclamante foi admitida pela Reclamada em 5 de dezembro de 2023, desempenhando as funções de [descrever funções exercidas]. Durante o vínculo empregatício, a Reclamante foi submetida a condições de trabalho inadequadas, incluindo pressão psicológica constante, o que resultou em sérios problemas de saúde, como insônia e queda de pressão.
Em abril de 2024, a Reclamante apresentou atestado médico que recomendava afastamento por 12 dias. Posteriormente, em junho de 2024, foi necessário novo afastamento, desta vez por 60 dias. Apesar disso, a Reclamada não realizou as contribuições previdenciárias devidas, o que resultou na negativa do INSS em conceder o auxílio-doença, sob a alegação de ausência de 12 meses de contribuição.
Ademais, a perícia médica realizada em 10 de outubro de 2024 confirmou a incapacidade da Reclamante para o trabalho, mas, até o momento, a Reclamante permanece sem receber qualquer benefício previdenciário ou verba trabalhista referente ao período de afastamento.
DO DIREITO
A Constituição Federal de 1988 (CF/88, art. 7º, XXVIII) assegura ao trabalhador o direito à reparação por danos morais e materiais decorrentes de acidentes de trabalho ou doenças ocupacionais. Além disso, a Consolidação das Leis do Trabalho (CLT, arts. 2º e 3º) define a relação de emprego e a responsabilidade do empregador pelo cumprimento das obrigações trabalhistas.
Nos termos da Lei 8.213/1991, art. 59, o auxílio-doença é devido ao segurado que, havendo cumprido a carência exigida, estiver temporariamente incapaz para o trabalho. No caso em tela, a Reclamada deixou de cumprir sua obrigação legal de recolher as contribuições previdenciárias, prejudicando diretamente a Reclamante.
O Código Civil Brasilei"'>...