Modelo de Réplica à Contestação e Impugnação ao Pedido Contraposto em Ação de Reparação de Danos Materiais Decorrentes de Acidente de Trânsito
Publicado em: 08/03/2024 CivelEXCELENTÍSSIMO SENHOR JUIZ DE DIREITO DO JUIZADO ESPECIAL CÍVEL DA COMARCA DE BOM JESUS/RS
Processo nº: [INSERIR NÚMERO DO PROCESSO]
RÉPLICA À CONTESTAÇÃO E IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO CONTRAPOSTO
Autor: [A. J. dos S.]
Réu: [M. F. de S. L.]
PREÂMBULO
O Autor, [A. J. dos S.], já devidamente qualificado nos autos, por meio de seu advogado, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, apresentar RÉPLICA À CONTESTAÇÃO e IMPUGNAÇÃO AO PEDIDO CONTRAPOSTO, nos termos do CPC/2015, art. 350, em face de [M. F. de S. L.], também qualificado, pelos fatos e fundamentos a seguir expostos.
DOS FATOS
No dia 13 de fevereiro de 2023, às 06h15min, ocorreu um acidente de trânsito envolvendo o Autor e o Réu na cidade de Bom Jesus/RS. O Autor trafegava com seu veículo Ford/Ranger, placas JAW-4A81, pela via principal Av. Manoel Silveira de Azevedo, quando foi abalroado em sua lateral direita dianteira pelo veículo Renault, placas LBM-9704, conduzido pelo Réu.
O acidente causou danos materiais de grande monta ao veículo do Autor, no valor de R$ 12.284,00. Tentativas de resolução amigável foram infrutíferas, levando o Autor a ingressar com a presente ação para reparação dos danos.
Na audiência de instrução, testemunhas arroladas pelo Autor confirmaram os fatos narrados. Contudo, o Réu, em sua contestação, alegou preliminar de extinção do feito sem julgamento de mérito, nos termos do CPC/2015, art. 354 e art. 485. No mérito, atribuiu culpa exclusiva ao Autor, alegando que este trafegava em alta velocidade. Além disso, o Réu apresentou pedido contraposto, requerendo indenização pelos danos que alega ter sofrido.
DO DIREITO
Inicialmente, cabe refutar a preliminar de extinção do feito sem julgamento de mérito. Não há qualquer fundamento para tal alegação, uma vez que a petição inicial atende a todos os requisitos do CPC/2015, art. 319, incluindo a exposição dos fatos, fundamentos jurídicos e pedido devidamente especificado.
No mérito, o Réu não apresentou provas que sustentem a alegação de culpa exclusiva do Autor. Pelo contrário, as testemunhas ouvidas confirmaram que o Réu ingressou na via principal sem a devida cautela, abalroando o veículo do Autor. Tal conduta configura infração ao CTB, art. 29, §2º, que estabelece a preferência de "'>...