Modelo de Resposta à Acusação de Receptação Qualificada
Publicado em: 13/08/2024 Direito PenalEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA VARA CRIMINAL DA COMARCA DE LAGUNA/SC
Processo nº: [número do processo]
Denunciado: E. M. M.
E. M. M., já qualificado nos autos do processo em epígrafe, por intermédio de seu advogado infra-assinado, com endereço profissional à [endereço do advogado para recebimento de intimações], vem respeitosamente à presença de Vossa Excelência, nos termos do CPP, art. 396-A, apresentar a presente
RESPOSTA À ACUSAÇÃO
pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos:
I - DOS FATOS
O denunciado foi acusado de praticar o crime de receptação qualificada, tipificado no CP, art. 180, §§ 1º e 2º, pelo Ministério Público do Estado de Santa Catarina. A denúncia alega que o denunciado, ciente da origem ilícita, adquiriu e manteve em depósito uma motocicleta Yamaha/Factor Ybr125 ED, placa [número da placa], ou o motor da referida motocicleta, que havia sido furtada em 18 de janeiro de 2021.
O denunciado é proprietário de uma oficina de motos e afirma que recebeu o referido motor para conserto, desconhecendo sua origem ilícita. A motocicleta, conforme a denúncia, foi furtada da residência da vítima R. da R. C..
II - DA IMPOSSIBILIDADE DE CONFIGURAÇÃO DO DOLO
A defesa preliminarmente aponta a ausência de dolo por parte do denunciado. O CP, art. 18, I exige para a configuração do crime doloso a vontade livre e consciente de realizar a conduta criminosa. No presente caso, o denunciado jamais teve a intenção de adquirir ou manter em depósito qualquer objeto de origem ilícita. O motor da motocicleta foi entregue na oficina para conserto, em circunstâncias que não indicavam, de modo algum, sua origem criminosa.
Não havendo dolo, não há que se falar em crime de receptação qualificada, devendo o denunciado ser absolvido.
III - DA FALTA DE PROVAS QUANTO À CIÊNCIA DA ORIGEM ILÍCITA
A denúncia não trouxe provas concretas de que o denunc"'>...