A Impossibilidade de Alteração Unilateral no Contrato de Trabalho pela Empresa
Publicado em: 02/09/2024 Trabalhista"A jurisprudência desta Corte vem se consolidando no sentido de que a alteração promovida pela ECT na forma de cálculo do abono pecuniário de férias, ocorrida em 2016, mediante o Memorando Circular 2.316/2016 GPAR/CEGEP, por ser menos vantajosa, não atinge os empregados anteriormente admitidos, tendo em vista configurar alteração unilateral e lesiva, conforme a Súmula 51, I, do TST."
Legislação:
Súmulas:
- Súmula 51, I/TST.
- Súmula 126/TST.
- Súmula 333/TST.
Outras doutrinas semelhantes
Rescisão unilateral de contrato de seguro de vida em grupo
Publicado em: 16/09/2024 TrabalhistaRescisão unilateral de seguro coletivo, observância ao Código de Defesa do Consumidor e boa-fé objetiva.
AcessarO Contrato de Facção
Publicado em: 27/09/2024 TrabalhistaEste trecho explica o conceito do contrato de facção, amplamente utilizado na indústria de confecções, onde o processo de produção é terceirizado para outra empresa. A doutrina examina a natureza jurídica e as limitações de ingerência do contratante na execução dos serviços, destacando a autonomia do contratado e a impossibilidade de intervenção direta.
AcessarVínculo Empregatício em Contrato Temporário e Terceirização
Publicado em: 23/10/2024 TrabalhistaAnálise sobre a nulidade de contrato temporário e o reconhecimento de vínculo empregatício com a tomadora dos serviços, nos termos da Súmula 331/TST e decisão do STF sobre a licitude da terceirização.
Acessar