?>

Remição de Pena e Jornada de Trabalho na Execução Penal

Publicado em: 30/07/2024 Direito Penal
Esta doutrina aborda a aplicação do conceito de remição de pena por trabalho no sistema penitenciário, destacando a interpretação extensiva em prol do preso e a adequação da jornada de trabalho determinada pela administração prisional.

Consoante o disposto nos artigos 33 e 126, § 1º, inciso II, ambos da LEP, o cálculo para contagem do tempo de trabalho para fins de remição deve ser feito à razão de 01 (um) dia de pena por 03 (três) dias trabalhados, nos quais a jornada de trabalho não pode ser menor do que 06 (seis) horas, nem maior do que 08 (oito) horas diárias. No entanto, deve-se considerar o cenário do sistema carcerário, além das peculiaridades de cada caso, até mesmo porque a jornada de trabalho é estabelecida pela Administração Prisional, e não pelo apenado, que, portanto, não tem controle sobre o referido regramento. Assim, viável o reconhecimento das horas trabalhadas pelo preso para o cálculo da remição, somando-se todas e dividindo-se pela carga horária mínima diária prevista na LEP (06 horas) para a definição do número de dias de trabalho a serem remidos. Isso porque, sendo possível, com jornada diária de seis horas, a contagem de um dia de trabalho para fins de remição, ausente fundamento para se penalizar o apenado com o cálculo dos dias trabalhados com base na jornada máxima legal. Precedentes desta Corte. Decisão reformada, a fim de reconhecer a remição de 31 dias de pena pelo apenado, resultado que se chega ao dividir o total de horas trabalhadas pela jornada diária mínima legal (seis horas). Decisão reformada.

 

Legislação:


Outras doutrinas semelhantes


Remição de Pena pela Leitura e sua Aplicação na Execução Penal

Remição de Pena pela Leitura e sua Aplicação na Execução Penal

Publicado em: 06/09/2024 Direito Penal

Análise sobre a possibilidade de remição de pena pela leitura no âmbito da execução penal, conforme previsto no art. 126 da Lei de Execução Penal (LEP) e regulamentações complementares.

Acessar

Execução Penal e Guia de Execução

Execução Penal e Guia de Execução

Publicado em: 17/07/2024 Direito Penal

Esta doutrina aborda a necessidade de expedição da guia de execução e prévia intimação do apenado condenado em regime semiaberto antes da expedição do mandado de prisão, conforme a Resolução n. 474 do Conselho Nacional de Justiça (CNJ). Destaca a jurisprudência do STJ que corrobora esta orientação e a importância de assegurar os direitos do condenado durante a execução penal.

Acessar

A Impossibilidade de Alteração Unilateral no Contrato de Trabalho pela Empresa

A Impossibilidade de Alteração Unilateral no Contrato de Trabalho pela Empresa

Publicado em: 02/09/2024 Direito Penal

Este trecho discute a impossibilidade de alteração unilateral no contrato de trabalho por parte da empresa, destacando a proteção ao empregado contra modificações prejudiciais, conforme o art. 468 da CLT e a Súmula 51, I do TST.

Acessar