?>

A Inadmissibilidade da Reclamação como Sucedâneo Recursal no CPC/2015

Publicado em: 02/09/2024 Processo Civil
Esta doutrina analisa a impossibilidade de utilizar a reclamação como um recurso substitutivo no contexto do CPC/2015. Explora os fundamentos que proíbem essa prática e destaca a jurisprudência consolidada sobre o tema, enfatizando a necessidade de recorrer aos instrumentos processuais adequados para contestar decisões judiciais.

"Conforme entendimento consolidado na jurisprudência desta Corte, não é cabível a utilização da reclamação para adequação de decisões ou acórdãos aos julgamentos proferidos pelo Superior Tribunal de Justiça proferidos em recursos especiais repetitivos."

Legislação:

Súmulas:

  • Súmula 293/STJ.
  • Súmula 202/STJ.

Outras doutrinas semelhantes


Reclamação como Sucedâneo Recursal em Casos de Violência Doméstica

Reclamação como Sucedâneo Recursal em Casos de Violência Doméstica

Publicado em: 03/07/2024 Processo Civil

Esta doutrina analisa a vedação do uso da reclamação como sucedâneo recursal em casos de violência doméstica, destacando a jurisprudência do STJ sobre a aderência ao comando decisório e a competência do tribunal. A doutrina também explora a fundamentação e a tempestividade dos agravos regimentais.

Acessar

Reclamação como Sucedâneo Recursal

Reclamação como Sucedâneo Recursal

Publicado em: 18/09/2024 Processo Civil

Analisa o uso inadequado da reclamação como substituto de recurso processualmente cabível, conforme a jurisprudência do STJ.

Acessar

A Inadmissibilidade da Reclamação Constitucional no STJ

A Inadmissibilidade da Reclamação Constitucional no STJ

Publicado em: 08/07/2024 Processo Civil

Análise da inadequação da reclamação constitucional como meio de impugnação de decisões judiciais, destacando a jurisprudência do STJ sobre o tema.

Acessar