A Súmula 308/STJ e a Inaplicabilidade a Pessoas Jurídicas em Atividade Empresarial
Publicado em: 05/09/2024 CivelA Súmula 308/STJ estabelece que a hipoteca firmada entre a construtora e o agente financeiro não tem eficácia em relação aos adquirentes de imóveis. No entanto, essa proteção se aplica apenas às pessoas físicas, consumidores finais, excluindo as pessoas jurídicas que atuam em atividade empresarial. Essa distinção garante que a proteção à propriedade ou moradia não seja afetada pela hipoteca prestada pela construtora, conforme o art. 266, §4º do RISTJ.
Legislação:
- Súmula 308/STJ
- RISTJ, art. 266, §4º
Outras doutrinas semelhantes
Garantias Fiscais e a Proteção da Atividade Empresarial
Publicado em: 13/11/2024 CivelDiscute a utilização do seguro garantia para assegurar a continuidade da atividade empresarial e sua compatibilidade com a expedição de certidões positivas com efeito de negativa.
AcessarGarantias Fiscais e a Continuidade da Atividade Empresarial
Publicado em: 13/11/2024 CivelAnalisa a compatibilidade entre medidas de cobrança tributária e a proteção à continuidade da atividade econômica das empresas.
AcessarJustiça Gratuita para Pessoas Jurídicas
Publicado em: 16/10/2024 CivelA doutrina trata da concessão do benefício da justiça gratuita a pessoas jurídicas, destacando que, para obter tal benefício, é necessário comprovar de forma cabal a insuficiência econômica. A simples declaração de dificuldades financeiras não é suficiente.
Acessar