?>

Código de Processo Penal Comentado" de Guilherme de Souza Nucci

Publicado em: 09/09/2024 Processo Penal
Trecho utilizado para esclarecer a natureza da contradição em decisões judiciais e a correta interpretação dessa figura jurídica no contexto dos embargos de declaração.

"O vício da contradição conforme leciona Guilherme de Souza Nucci: ‘[...] trata-se de uma incoerência entre uma afirmação anterior e outra posterior, referentes ao mesmo tema e no mesmo contexto, gerando a impossibilidade de compreensão do julgado. Logo, inexiste contradição, quando a decisão – sentença ou acórdão – está em desalinho com opiniões doutrinárias, outros acórdãos ou sentenças e mesmo com a prova dos autos. É preciso existir confronto entre afirmações interiores ao julgado.’ (Código de Processo Penal Comentado. Rio de Janeiro: Grupo GEN, 2024. E-book. ISBN 9788530994303. Disponível em: https://stj.minhabiblioteca.com.br/#/books/9788530994303/. grifo nosso.)"

Legislação citada:

  • CPP, art. 619: "Aos acórdãos proferidos pelos Tribunais de Apelação, câmaras ou turmas, poderão ser opostos embargos de declaração, no prazo de dois dias contados da sua publicação, quando houver na sentença ambiguidade, obscuridade, contradição ou omissão."

Outras doutrinas semelhantes


Conceitos Elementares de Direito Processual Civil

Conceitos Elementares de Direito Processual Civil

Publicado em: 26/06/2024 Processo Penal

Este trecho aborda a diferenciação entre os termos "ponto" e "questão" no contexto processual civil, destacando a importância de cada um na formação de julgamentos e na resolução de controvérsias jurídicas.

Acessar

Terceirização e "Pejotização" no Direito do Trabalho

Terceirização e "Pejotização" no Direito do Trabalho

Publicado em: 03/09/2024 Processo Penal

Esta doutrina discute a licitude da terceirização de atividade-fim e a prática da "pejotização" no contexto do Direito do Trabalho, abordando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) em relação à terceirização e os limites legais estabelecidos.

Acessar

Inadmissibilidade do Recurso Especial para Análise de Normas Infralegais

Inadmissibilidade do Recurso Especial para Análise de Normas Infralegais

Publicado em: 04/11/2024 Processo Penal

Esta doutrina explica que o recurso especial não é cabível para a análise de normas infralegais, como resoluções e instruções normativas. Esse entendimento é sustentado pela CF/88, art. 105, III, "a", e reforçado pela jurisprudência do STJ, que limita o conceito de "lei federal" ao sentido estrito, excluindo atos administrativos normativos.

Acessar