Critérios de Fixação de Honorários Advocatícios no CPC/73
Publicado em: 08/07/2024 Processo Civil"A doutrina e a jurisprudência sustentam que para readequar a verba honorária, necessariamente o acórdão recorrido ofereceu juízo de valor do artigo 20, e de seus parágrafos, do C.P.C./73. Deve ser afastada a Súmula 284/STF, pois as razões recursais manejadas guardam estrita identidade com os fundamentos decisórios empregados pelo Acórdão recorrido, notadamente diante da combatida reabertura da instrução processual em fase de embargos à execução."
Legislação Citada:
Outras doutrinas semelhantes
![Possibilidade de Fixação de Honorários Advocatícios na Extinção de Execução Fiscal por Prescrição Intercorrente](/doutrina/images/67af425daa5a7.webp)
Possibilidade de Fixação de Honorários Advocatícios na Extinção de Execução Fiscal por Prescrição Intercorrente
Publicado em: 14/02/2025 Processo CivilO STJ discute se é cabível a condenação ao pagamento de honorários advocatícios quando a exceção de pré-executividade é acolhida para extinguir a execução fiscal, em razão do reconhecimento da prescrição intercorrente. A decisão fundamenta-se no princípio da causalidade, destacando que, quando a prescrição decorre da inércia da Fazenda Pública, a fixação de honorários advocatícios é cabível.
Acessar![Fixação de Honorários em RPVs no Cumprimento de Sentença](/doutrina/images/67978a5795488.webp)
Fixação de Honorários em RPVs no Cumprimento de Sentença
Publicado em: 27/01/2025 Processo CivilDiscussão sobre a possibilidade de fixação de honorários advocatícios em execuções sujeitas ao regime de RPV, mesmo sem impugnação.
Acessar![Cabimento de Honorários Advocatícios em Execução Fiscal Extinta por Prescrição Intercorrente](/doutrina/images/67af44375574e.webp)
Cabimento de Honorários Advocatícios em Execução Fiscal Extinta por Prescrição Intercorrente
Publicado em: 14/02/2025 Processo CivilO STJ, no âmbito de recurso representativo de controvérsia, discute se a Fazenda Nacional deve ser condenada ao pagamento de honorários advocatícios quando a exceção de pré-executividade resulta na extinção da execução fiscal por prescrição intercorrente. A tese controvertida reside na aplicação do princípio da causalidade e no impacto da Lei 6.830/1980, art. 40.
Acessar