Direito do Consumidor à Restituição Imediata da Quantia Paga
Publicado em: 15/07/2024 Consumidor4. Nos termos do § 1º, do art. 18, do CDC, tem o fornecedor o prazo de 30 (trinta) dias para reparar o vício no produto colocado no mercado, após o que surge para o consumidor o direito de exigir, alternativamente, a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço.
5. O consumidor tem o direito de exigir a substituição do produto, a restituição imediata da quantia paga ou o abatimento proporcional do preço, ainda que o vício seja efetivamente reparado após o prazo de 30 dias previsto no art. 18, § 1º, do CDC.
Fonte Legislativa:
- CDC, art. 18, § 1º
Outras doutrinas semelhantes

Observância do CTN, art. 166 e Restituição de ICMS
Publicado em: 27/01/2025 ConsumidorDiscussão sobre a aplicabilidade do CTN, art. 166, em situações de restituição ou compensação de ICMS pago a maior no regime de substituição tributária.
Acessar
Inaplicabilidade do CTN, art. 166 na restituição de ICMS/ST
Publicado em: 19/11/2024 ConsumidorExamina a inaplicabilidade do CTN, art. 166 na restituição de ICMS/ST, destacando que o regime de substituição tributária para frente, ao apresentar base de cálculo presumida superior à efetiva, não exige a comprovação do não repasse ao consumidor final.
Acessar