Embargos de Declaração e Correção de Error In Procedendo
Publicado em: 10/07/2024 Processo Penal"Os embargos de declaração, ainda que manejados para fins de prequestionamento, somente se prestam a corrigir error in procedendo e possuem fundamentação vinculada, dessa forma, para seu cabimento, imprescindível a demonstração de que a decisão embargada se mostrou obscura, contraditória, ambígua ou omissa, conforme disciplina o art. 619 do Código de Processo Penal, ou mesmo para correção de erro material, o que não ocorreu na espécie. Portanto, a mera irresignação com o resultado de julgamento, visando, assim, a reversão do julgado, não tem o condão de viabilizar a oposição dos aclaratórios."
Fonte Legislativa:
Outras doutrinas semelhantes
O Princípio da Não Surpresa no CPC/2015
Publicado em: 01/11/2024 Processo PenalA doutrina discute a aplicação do princípio da não surpresa, explicitando que uma decisão judicial não pode ser baseada em fundamento sobre o qual as partes não tiveram a oportunidade de se manifestar, mesmo que se trate de matéria de ordem pública.
AcessarA Importância da Impugnação Específica nos Recursos
Publicado em: 15/08/2024 Processo PenalEsta doutrina aborda a relevância da impugnação específica nos recursos processuais, destacando que a ausência dessa impugnação pode resultar no não conhecimento do recurso, conforme o art. 1.021, §1º, do CPC/2015. Ressalta a importância de o recorrente demonstrar de forma clara e objetiva os motivos pelos quais a decisão recorrida deve ser reformada.
AcessarPrincípio da Dialeticidade e Impugnação Específica nos Recursos
Publicado em: 15/08/2024 Processo PenalEsta doutrina aborda a aplicação do princípio da dialeticidade no contexto dos recursos processuais, destacando a necessidade de impugnação específica dos fundamentos da decisão agravada. O texto sublinha que, de acordo com o CPC/2015, é essencial que o recorrente demonstre claramente por que razão a decisão recorrida deve ser reformada, sob pena de não conhecimento do recurso.
Acessar