Necessidade de Particularização de Dispositivos Violados
Publicado em: 06/08/2024 Processo CivilAo analisar o recurso especial, a Presidência deste Superior Tribunal de Justiça verificou que "há indicação genérica de violação de lei federal sem particularizar quais dispositivos teriam sido contrariados, ou quais dispositivos legais da lei citada genericamente seriam objeto de dissídio interpretativo". Por tal razão, foi aplicada a Súmula 284/STF.
Legislação:
- Súmula 284/STF - É inadmissível o recurso que deixa de indicar, de forma clara e precisa, os dispositivos legais violados.
Outras doutrinas semelhantes
Fundamentação dos Recursos: Exigências Constitucionais e Súmulas do STF e STJ
Publicado em: 06/08/2024 Processo CivilDiscussão sobre a necessidade de fundamentação adequada nos recursos, conforme exigências constitucionais e súmulas do STF e STJ. A doutrina enfatiza a importância de indicar precisamente os dispositivos legais violados e a demonstração do dissídio jurisprudencial.
AcessarFundamentos para Inadmissão do Recurso Especial: Súmulas 284 do STF e 182 do STJ
Publicado em: 06/08/2024 Processo CivilAnálise sobre os fundamentos que levam à inadmissão de recursos especiais, destacando a aplicação das Súmulas 284 do STF e 182 do STJ. A doutrina discute a importância da indicação precisa dos dispositivos legais violados e a impugnação dos fundamentos da decisão recorrida.
AcessarDeficiência de Fundamentação em Recursos Especiais
Publicado em: 31/07/2024 Processo CivilEste trecho discute a deficiência de fundamentação em recursos especiais, abordando as consequências de não se indicar os fundamentos pelos quais se consideram violados determinados dispositivos legais, conforme estabelecido pela Súmula 284 do STF.
Acessar