Prerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional em Crimes de Governadores
Publicado em: 09/07/2024 Processo Penal“PENAL E PROCESSUAL PENAL. AGRAVO REGIMENTAL. COMPETÊNCIA. PRERROGATIVA DE FORO. APOSENTADORIA. INSTRUÇÃO NÃO INICIADA. DECLÍNIO DE COMPETÊNCIA.
- A superveniente aposentadoria de Desembargador de Tribunal de Justiça faz cessar a prerrogativa de foro perante o Superior Tribunal de Justiça (QO APN 937 STF).
- Julgamento em andamento por parte do Pleno do STF que não tem o condão de sobrestar o declínio da competência.
- Agravo regimental não provido.”
Legislação Citada:
- QO APN 937 STF
- CF/88, art. 105, I, a
Outras doutrinas semelhantes
Prerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional: Proteção e Limitações
Publicado em: 09/07/2024 Processo PenalEsta doutrina explora a prerrogativa de foro no contexto do controle da livre e regular atuação do poder jurisdicional, destacando a relevância das funções públicas exercidas e a tendência jurisprudencial de restringir sua aplicação. Examina os critérios para a manutenção do simultaneus processus e as implicações das decisões judiciais relacionadas.
AcessarPrerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional em Casos de Aposentadoria de Magistrados
Publicado em: 09/07/2024 Processo PenalEsta doutrina explora a cessação da prerrogativa de foro em decorrência da aposentadoria de desembargadores, destacando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e sua aplicação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Aborda a relevância do julgamento da Ação Penal nº 937 e os critérios de competência após a saída do magistrado do cargo.
AcessarPrerrogativa de Foro e Perda do Cargo Público
Publicado em: 09/09/2024 Processo PenalDiscussão doutrinária sobre a cessação do foro por prerrogativa de função em razão da perda do cargo público, especialmente no contexto de aposentadoria compulsória de magistrados.
Acessar