Prerrogativa de Foro e Perda do Cargo Público
Publicado em: 09/09/2024 Processo Penal"Se o foro por prerrogativa de função não é propriamente um privilégio porque instituído, como salienta Frederico Marques (Elementos de Direito Processual Penal, vol. I, p. 207, Forense, 1961), invocando Pimenta Bueno, não por amor dos indivíduos, mas em razão do caráter, cargos ou funções que eles exercem, cessada a investidura a que essa prerrogativa é inerente, deve esta cessar por não tê-la estendido mais além a própria Constituição."
Legislação:
-
CF/88, art. 102, I, b e CF/88, art. 102, I, c: Dispõe sobre as competências do Supremo Tribunal Federal para julgar originariamente autoridades em processos penais.
-
CPC/2015, art. 80: Trata dos poderes e deveres do juiz na condução do processo.
-
Lei 11.419/2006, art. 1º, §2º, III: Dispõe sobre a informatização do processo judicial e a validade de atos processuais eletrônicos.
Súmulas:
- Súmula 704/STF: Trata da prerrogativa de foro por continência ou conexão de processos.
- Súmula 453/STF: Dispõe sobre a perda do foro por prerrogativa de função em razão da aposentadoria de membros do Judiciário.
Outras doutrinas semelhantes
Prerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional: Proteção e Limitações
Publicado em: 09/07/2024 Processo PenalEsta doutrina explora a prerrogativa de foro no contexto do controle da livre e regular atuação do poder jurisdicional, destacando a relevância das funções públicas exercidas e a tendência jurisprudencial de restringir sua aplicação. Examina os critérios para a manutenção do simultaneus processus e as implicações das decisões judiciais relacionadas.
AcessarPrerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional em Casos de Aposentadoria de Magistrados
Publicado em: 09/07/2024 Processo PenalEsta doutrina explora a cessação da prerrogativa de foro em decorrência da aposentadoria de desembargadores, destacando a jurisprudência do Supremo Tribunal Federal (STF) e sua aplicação pelo Superior Tribunal de Justiça (STJ). Aborda a relevância do julgamento da Ação Penal nº 937 e os critérios de competência após a saída do magistrado do cargo.
AcessarPrerrogativa de Foro e Competência Jurisdicional em Crimes de Governadores
Publicado em: 09/07/2024 Processo PenalEsta doutrina examina a prerrogativa de foro em processos envolvendo governadores, discutindo a cessação desta prerrogativa e a competência jurisdicional após a aposentadoria do magistrado. Analisa a jurisprudência do STF e do STJ sobre a questão.
Acessar