Modelo de Ação de Alimentos C/C Regulamentação de Visitas: Fixação de Alimentos Provisórios e Definitivos, Guarda e Direito de Convivência Familiar
Publicado em: 04/06/2024 FamiliaEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA DE FAMÍLIA DA COMARCA DE [CIDADE/ESTADO]
Nome da Requerente: M. F. de S. L., brasileira, solteira, profissão, portadora do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, RG nº X.XXX.XXX-X, residente e domiciliada na Rua [endereço completo], e-mail [[email protected]].
Nome do Requerido: C. E. da S., brasileiro, solteiro, profissão, portador do CPF nº XXX.XXX.XXX-XX, RG nº X.XXX.XXX-X, residente e domiciliado na Rua [endereço completo], e-mail [[email protected]].
PREÂMBULO
A Requerente, devidamente qualificada, vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com fundamento nos artigos 1.694 e 1.696 do Código Civil (CCB/2002), bem como nos artigos 319 e seguintes do Código de Processo Civil (CPC/2015), propor a presente:
AÇÃO DE ALIMENTOS C/C REGULAMENTAÇÃO DE VISITAS
Em face de C. E. da S., também qualificado, pelos fatos e fundamentos jurídicos a seguir expostos.
DOS FATOS
As partes contraíram matrimônio em 10/11/2017, vindo a ter um filho, o menor [nome completo do menor], nascido em 19/03/2019. O casamento foi dissolvido por meio de divórcio em 21/02/2020.
Após o divórcio, o menor ficou sob a guarda dos avós paternos por certo período, devido à incompatibilidade de horários da Requerente em virtude de seu trabalho. Contudo, atualmente, a Requerente possui trabalho com horários regulares e está exercendo a guarda do menor, desejando mantê-la.
O Requerido, genitor do menor, não tem contribuído regularmente para o sustento do filho, sendo imprescindível a fixação de alimentos e alimentos provisórios no valor de R$ 600,00, a fim de atender às necessidades básicas do menor, como alimentação, vestuário, saúde e educação.
Além disso, a Requerente deseja regulamentar as visitas do Requerido, propondo que estas ocorram em finais de semana alternados, para que ambos os genitores possam desfrutar da convivência com o filho.
DO DIREITO
Nos termos do CCB/2002, art. 1.694, §1º, os alimentos devem ser fixados com base no binômio necessidade-possibilidade, considerando as necessidades do alimentando e as possibilidades do alimentante. O menor, por ser incapaz, possui necessidades presumidas, conforme jurisprudência consolidada.
O CPC/2015, art. 300, autoriza a concessão de tutela provisória de urgência quando presentes os requisitos da probabilidade do direito e do perigo de dano ou risco ao resultado útil do processo. No caso em tela, a necessidade de alimentos provisórios é evidente, dada a dependência econômica do menor.
Quanto à regulamentação de visitas, o CCB/2002, art. 1.589, assegura o direito de convivência familiar, devendo ser fixado um regime que atenda ao melhor interesse da criança, garantindo a convivência equilibrada com ambos os genitores.
JURISPRUDÊNCIAS
...