Modelo de Ação de Cobrança de Seguro DPVAT por Negativa Indevida de Indenização em Caso de Acidente de Trânsito
Publicado em: 03/10/2024 CivelConsumidorEXCELENTÍSSIMO(A) SENHOR(A) DOUTOR(A) JUIZ(A) DE DIREITO DA ___ VARA CÍVEL DA COMARCA DE [INSERIR COMARCA]
[Local], [Data]
QUALIFICAÇÃO DAS PARTES
[Nome completo do autor], [nacionalidade], [estado civil], [profissão], portador do CPF nº [número] e RG nº [número], residente e domiciliado à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], vem, respeitosamente, à presença de Vossa Excelência, por intermédio de seu advogado, com endereço profissional à [endereço do advogado], endereço eletrônico [e-mail do advogado], com fulcro na Lei 6.194/74 e demais dispositivos legais aplicáveis, propor a presente
AÇÃO DE COBRANÇA DO SEGURO DPVAT
em face de [Nome da Seguradora], pessoa jurídica de direito privado, inscrita no CNPJ sob o nº [número], com sede à [endereço completo], endereço eletrônico [e-mail], pelos fatos e fundamentos que passa a expor:
DOS FATOS
O autor foi vítima de acidente de trânsito ocorrido em [data do acidente], na cidade de [local do acidente], conforme comprova o Boletim de Ocorrência nº [número]. Em decorrência do acidente, sofreu lesões graves que resultaram em [descrever as lesões ou sequelas, se aplicável], conforme atestam os laudos médicos anexos.
Após o acidente, o autor realizou despesas médicas no valor de R$ [valor], além de ter ficado impossibilitado de exercer suas atividades laborais por [período], o que gerou significativo impacto financeiro.
Apesar de ter protocolado pedido administrativo junto à seguradora ré em [data], o pagamento do seguro DPVAT foi indevidamente negado, sob a alegação de [descrever a justificativa da seguradora, se houver]. Tal conduta é manifestamente ilegal, conforme será demonstrado a seguir.
DO DIREITO
O direito ao recebimento do seguro DPVAT está previsto na Lei 6.194/74, que estabelece a obrigatoriedade de indenização às vítimas de acidentes de trânsito, independentemente da apuração de culpa, conforme dispõe o art. 5º, §1º, «b», da referida lei.
No caso em tela, restam preenchidos todos os requisitos legais para o recebimento da indenização, a saber:
- Comprovação do acidente de trânsito, por meio do Boletim de Ocorrência;
- Comprovação das lesões sofridas, por meio de laudos médicos;
- Comprova�"'>...
Para ter acesso a íntegra dessa peça processual Adquira um dos planos de acesso do site, ou caso você já esteja cadastrado ou já adquiriu seu plano clique em entrar no topo da pagina: